Atibaia dá inicio a mais uma edição da "Festa do Morango"

images
A "Festa do Morango do Campo dos Aleixos", como é conhecida, acontece entre os dias 27/06 e 12/07 no "Parque do Morango", onde será possível conhecer as novidades do mercado e adquirir frutas da mais alta qualidade.

Neste sábado, dia 27 de junho, às 9h, tem início a 32ª Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, uma realização das prefeituras de ambas as cidades, com apoio e parceria da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região. A Festa do Morango do Campo dos Aleixos, como é conhecida, acontece de 27 de junho a 12 de julho no Parque do Morango “Duílio Maziero”, aos sábados, das 10h às 23h, e aos domingos, das 10h às 21h, com entrada gratuita.

A festa, que começou como quermesse, está cada dia maior e mais atrativa. Diversas apresentações fazem parte da programação, como o tradicional Bon Odori. Também haverá exposição e venda de morangos, artesanato, parque de diversões, minishopping e praça de alimentação. No dia 11 de julho também acontece a tradicional queima de fogos, às 22h. “A Festa tem como objetivo fortalecer os pequenos produtores e divulgar o trabalho realizado por eles, além de proporcionar desenvolvimento econômico para a região no setor de agricultura e abastecimento. É um evento simples, familiar, mas diferente, com tradição em mostrar o cultivo e estimular a comercialização dos morangos”, afirma Oswaldo Maziero, presidente da Associação dos Produtores.

Durante a 32ª Festa do Morango de Atibaia e Jarinu será possível conhecer as novidades do mercado agrícola e adquirir a fruta mais cobiçada em Atibaia. Não é à toa que o município é conhecido no Brasil como a “capital” do morango: Atibaia foi a primeira cidade do país a receber a certificação PIMO (Produção Integrada de Morango), um Programa coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), cujo “selo” garante a produção de alimentos de alta qualidade e livres de qualquer ameaça ao ambiente, aos trabalhadores rurais e aos consumidores. “O morango com o selo ‘Brasil Certificado: Agricultura de Qualidade’, fornecido pelo INMETRO, é exclusividade dos produtores que passaram por uma auditoria ou avaliação da conformidade. Atualmente, são seis produtores em Atibaia que têm essa autorização dos órgãos oficiais para vender morango com ‘selo’ PIMO”, esclarece Mario Inui, vice-prefeito de Atibaia e também representante dos morangueiros locais.

“Atibaia sempre foi conhecida como cidade do morango e agora também é referência pela qualidade da fruta produzida no município. Além disso, a cidade vem sendo apontada como maior produtora do Estado de São Paulo”, lembra o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Alcides Ribeiro. São mais de 60 produtores da fruta no município e cerca de seis milhões de pés plantados.

“Neste ano, a fruta está ainda maior e mais saborosa em virtude das condições climáticas”, ressalta o vice-prefeito Mario Inui. O morango é a única fruta com mais de 200 sementes, é rico em vitamina C, tem efeito antioxidante e contribui para a formação de colágeno, que fortifica os ossos, dentes, pele e artérias.  Essas características são encontradas em todas as variedades de morangos. Na Festa do Morango do Campo dos Aleixos, as mais conhecidas e cultivadas em Atibaia e Jarinu estarão em destaque: oso grande, camarosa, albium e camino real.

“A Festa do Morango de Atibaia e Jarinu é um evento importante para toda a região. É uma grande oportunidade para destacar a agricultura local e fomentar o setor. O público terá a chance de apreciar e degustar um morango de qualidade inigualável, além de curtir várias atrações em clima familiar”, afirma o prefeito Saulo Pedroso.

O Parque do Morango “Duílio Maziero”, local onde acontece a festa, fica no Campo dos Aleixos, que tem acesso pela Rodovia Edgard Máximo Zambotto, km 77 – saída 87 da Rodovia Dom Pedro I. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (11) 4417-1097 e também pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Fonte: Prefeitura de Atibaia