Caieiras ganha Centro Judiciário de Solução de Conflitos

imagesA cidade de Caieiras deu mais um passo na promoção da cidadania, com a instalação do Cejusc, órgão do Tribunal de Justiça de SP, com o objetivo de reduzir o número de processos em tramitação por meio da conciliação entre as partes.

Na sexta-feira (19), Caieiras deu mais um passo na promoção da cidadania, com a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), órgão do Tribunal de Justiça de São Paulo cujo objetivo é reduzir o número de processos em tramitação por meio da conciliação entre as partes.

"Nos Cejuscs, a taxa de sucesso na resolução de litígios envolvendo questões familiares é de 93% e, na área cível, esse número é 70%. Ou seja, com a instalação do Cejusc em Caieiras, não só diminuiremos a quantidade de processos, mas o intuito principal é promover uma mudança de cultura, incentivando a resolução de conflitos por meio do consenso entre as partes envolvidas", afirmou o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJSP, desembargador José Roberto Neves Amorim.

Para o juiz de direito da 1ª Vara do Foro Distrital de Caieiras e coordenador do Cejusc de Caieiras, Peter Ekschimiedt, o Cejusc é mais um meio de acesso à justiça, de garantia do pleno exercício da cidadania e um importante incentivo à resolução dos conflitos de maneira pacífica, antes mesmo de ser instaurar um processo.

O Poder Executivo destacou que o Cejusc é mais uma iniciativa no sentido de garantir a melhoria na qualidade de vida do caieirense. "Sabemos que uma grande quantidade de processos circula pela Justiça e o Cejusc vem justamente com o objetivo de desafogar e dar mais agilidade à resolução desses conflitos", disse.

O Cejusc de Caieiras funciona junto ao prédio da Procuradoria Geral do Município, localizado na Rua Capitão Alberto Graf, nº. 98, e atende demandas das áreas cível e de família, como divórcio, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda, causas relacionadas ao Direito do Consumidor e cobranças, por exemplo. O atendimento é gratuito.

Fonte: Prefeitura de Caieiras

Foto: Prefeitura de Caieiras