Text Size

Buscar

Estância Turística de Joanópolis

Joanópolis

Joanópolis, antiga São João do Curralinho, foi fundada no ano de 1878, em território pertencente ao então município de Santo Antônio da Cachoeira, atual Piracaia. Deve-se sua fundação a um pugilo de habitantes do bairro que costumeiramente se reuniam junto a um grande cruzeiro, localizado onde hoje se acha a matriz, para festejar, no dia 24 de junho, o transcurso do dia de São João Batista. Em 1878, por ocasião dos festejos, ficou resolvido que aquele ano em diante se nomeassem festeiros, em cada ano para o ano seguinte, sendo aclamados, desde logo, patrocinadores da festa vindoura os Senhores Anselmo Gonçalves Caparica e Ambrosina Pinto.

Tiveram eles a idéia de levantar, uma pequena igreja nas proximidades do cruzeiro, para melhor agasalhar as festividades. A idéia tomou forma, pois dentro em pouco todos cooperaram para o erguimento da capela que teve a invocação São João Batista.

Os senhores João José Batista Nogueira e Luiz Antônio Figueiredo ofereceram o terreno necessário, constituído de 4,5 alqueires e o Sr. Anselmo Caparica, que nivelou e alinhou o terreno da futura praça, seguindo-se a contrução das demais casas que constituíram o povoado. Apelando ao Bispo Diocesano, D. Lino Deodato de Carvalho, conseguiu-se ordem de missa por quatro anos e nomeação do Padre Fernandes Deroza para pároco; nesse mesmo ano, no dia 24 de Junho, com grandes festividades, foi colocada no altar da nova Capela a imagem de São João Batista, padroeiro do lugar.

O povoado foi elevado à categoria de distrito de paz pelo decreto nº 135 de 3 de Março de 1891, revogado pela Lei nº 54, de 9 de Agosto de 1892; restaurado pela Lei nº 207, de 30 de Agosto de 1893 e pelo Decreto nº 348, de 17 de Agosto de 1895, foi elevado a município, tendo sido instalado em 20 de Agosto de 1896. Teve seu nome mudado para Joanópolis pela Lei nº1578, de 18 de Dezembro de 1917.

E no dia 23 de janeiro de 2001, o Município de Joanópolis foi elevado à categoria de Estância Turística, através da Lei Estadual nº 10.759.

Localização

Joanópolis está localizada entre Serras da Mantiqueira e do Guirra, na zona fisiográfica Cristalina do Norte e suas coordenadas geográficas são: 22°57' de Latitude Sul e 46°17' longitude W GR.

Distância da Capital 76 Km em linha reta e 100 Km pela Rodovia Fernão Dias até Atibaia e pela Rodovia D. Pedro I até o início da SP-36 que liga Piracaia à Joanópolis.

O Município de Joanópolis pertence a Região de Campinas Sub-Região de Bragança Paulista, limitando-se com o Estado de Minas Gerais através dos Município de Extrema, Camanducaia e Vila Monte Verde; com os Municípios Paulista de São José dos Campos, Piracaia, Vargem, Igaratá e Bragança Paulista.

Possui uma área de 377km ² com altitude mínima de 850m onde se localiza a represa do Sistema Cantareira- SABESP e altitude máxima de 2.070m. Acidade está a 1.000m de altitude. A temperatura média anual é de 19°C e a pluviosidade anual média é de 1.600mm e seu clima é temperado. Com Inverno menos seco. Sua população aproximada é de 11.000 habitantes sendo:7.000 na cidade e 4.000 na zona rural e conta 5.500 eleitores.

Bacia Hidrográfica

Sua hidrografia é composta de muitos rios e uma centena de cachoeiras sendo, a Cachoeira dos Pretos com 154m de queda d'água, a principal, seguida pela Cachoeira da Ipunina, com maravilhosa queda d'água, as quais contribuem com o sistema Cantareira de represas da SABESP, sendo que a maior delas possui 40 Km² de espelho d'água, bem própria para esportes náuticos.

Atrações Turísticas

Joanópolis possui um grande potencial turístico através de suas belezas naturais, clima excelente e águas puras.

A Represa dos Rios Jaguari e Jacareí com aproximadamente 2,5 bilhões de metros cúbicos de água e 50 Km² de área coberta.

Nos inúmeros rios de Joanópolis existem dezenas de cachoeiras em águas límpidas e sem poluição, destacando-se entre elas a Cachoeira dos Pretos, com 154m de quedas.

A cidade, de traçado moderno e belas praças, está situada na parte menos acidentada do município, cercada por um curral de Montanhas, de onde se avista o Pico do Lopo, com 1,725m de altitude, que forma a imagem do “Gigante Adormecido”.

Outros pontos turísticos são: Pedra do Carmo, com 1.900; Pico do Selado, com 2.070m.

Economia do Município

É baseada na agricultura e pecuária, comércio e turismo.

Origem do Nome

Nome de fundação, São João do Curralinho, por estar situada num curral de montanhas, posteriormente, Joanópolis que quer dizer, cidade de João.

Meio Ambiente

O município de Joanópolis está sob proteção ambiental (APA) e de mananciais (APM), sendo assim, desenvolve uma postura de proteção de recursos naturais, evitando prática de atividades que coloquem em risco os mananciais, a fauna e a flora da Serra da Mantiqueira.


Ficha Técnica
População: 11.771 hab. (IBGE/2010)
Área Total: 374,583 km²
Altitude: 906 m
Região: Metropolitana Paulista (IBGE/2008)
Aniversário: 24 de junho
Site: www.joanopolis.sp.gov.br/

Prefeituras Parceiras






Greenpeace

Greenpeace

WWF