Estância Hidromineral de Águas de São Pedro

Águas de São Pedro

Águas de São Pedro é o segundo menor município brasileiro em extensão territorial. Localiza-se no estado de São Paulo, com área territorial de apenas 3,64 km². O município ganha em extensão territorial apenas de Santa Cruz de Minas, o menor município brasileiro em termos de área.

Considerada cidade-saúde, sendo a única Estância brasileira construída de acordo com um projeto anterior e com a finalidade específica de ser um local de cura e lazer, garantias da qualidade de vida de seus habitantes e turistas. Sendo o menor município brasileiro em extensão territorial e fazendo somente limite de território com o município de São Pedro, possui diversos parques e áreas livres.

Estância Hidromineral
Geografia e Clima

Não existe indústria e nem zona rural, a cidade tem sua economia voltada exclusivamente ao turismo. Possui clima temperado, ligeiramente quente (28ºC) no verão e ameno (8ºC) inverno, com dias ensolarados e noites frescas. Tem uma altitude ideal, 470 metros, sendo indicada tanto pra hipertensos como para quem tem pressão baixa.

* Área: 3,9 km²
    * Relevo: Depressão
    * Clima: Tropical
    * Altitude: 470 m
    * Temperatura Média: 28ºC
    * Pluviosidade: 500 mm/ano
    * Hidrografia: Rio Araquá, Lago Limoeiro e Lago das Palmeiras.
    * Localização: 22º35′58” Latitude Sul e 47º52′34” Longitude Oeste
    * Vegetação: origem – cerrados | atual: Mata Galeria (Rio Araquá)

População:  2 703 hab. (IBGE/2010)
Área Total: 3.640 km²