Estância Hidromineral de Águas de Santa Bárbara

Águas de Santa Bárbara

Vindos de Minas Gerais, Francisco Dias Baptista e Pedro Dias Baptista, filhos do conhecido Capitão Apiaí (Ignácio Dias Baptista), fundaram em 20 de abril de 1868 a vila de São Domingos as margens do rio Pardo, o que posteriormente originou o nome na cidade de Santa Bárbara do Rio Pardo. Em 3 de abril de 1876 passou de Distrito a Município, e em 1 de julho de 1978 o nome foi alterado para Águas de Santa Bárbara, hoje Estância Hidromineral.

Suas águas são indicadas principalmente para o tratamento de doenças de pele. Clima ótimo e muito tranqüila com recantos agradáveis é muito procurada para o descanso. Hotéis, pousadas, balneário, piscinas de água mineral, cachoeiras e outros passeios são mais motivos para a fama da cidade.

População:  5 598 hab. (IBGE/2010)
Área Total: 408,471 km²
Altitude: 544 m
Região: Sorocaba