Text Size

Buscar

Estância Turística de Paranapanema

Paranapanema

A primitiva povoação achava – se em território que pertencia ao Município de Faxina , hoje Itapeva , do qual veio a desmembrar – se posteriormente . Atraidas pela fertilidade da terra , pela topografia plana e pelo clima ameno, aqui se estabeleceram diversas famílias, erguendo modesta capela sob a invocação de ; Nossa Senhora do Bom Sucesso, cujo o patrimônio foi doado à igreja pelo Capitão José Pinto de Melo .

O ato de doação foi feito em 1856, com a presença do vigário de Botucatu, Padre Modesto Marques Texeira , tendo por testemunhas os senhores Pedro Soares de Barros e Martino de Oliveira .

Em 1858 Fernando de Melo , Capitão Pinto de Melo , Pedro Soares e Barros, Martino de Oliveira e outros, reunidos sob a presidência do primeiro, elaboraram a planta da povoação em direção à igreja recém -construida, distante três quilometros da margem esquerda do Rio Paranapanema .

Formou – se aí o povoado que, em 20 de Abril de 1859, pela Lei Provincial número 20, tornou-se freguesia e pela Lei Provincial número 33, de 10 de Março de 1885 foi elevada à categoria de Vila, sendo que a primeira Câmara foi instalada em 02 de Maio de 1886, e assim era composta: presidente João Domingues Leite; vice presidente Silvério Araújo Costa. Alferes Adelino Brizola , José Antonio Caetano Soares Rosendo Walter Shimidt e José Azevedo Amaral Gurgel, Alfredo Antonio Duarte , secretário; Oltinho Alfredo Soares , procurador e doutor Antonio Augusto Nogueira Gama, advogado e relator do primeiro código de posturas e regimento interno.

Criação da Séde

Pela Lei Estadual número 1.038, de 19 de Dezembro de 1906, foi criada a sede do Município, sendo o primeiro Prefeito o Sr. José Bernardino de Souza Cardia.

Vieram a seguir os seguintes Prefeitos: Antônio Dias Pedroso, Tenente Octaviano Ramos, Tenente Faustino Rodrigues de Carvalho, José Oliveira Brizola, Amador Domingues Leite, Professor Américo Ugulini, Fernando Lima de Oliveira, Antonio Luiz Duarte, Maximiano Dias da Silva, Augusto Pimazoni e João Beltrani. Durante a gestão deste último, pelo Decreto-Lei número 6.530 de 03 de Julho de 1934, o Município que então chamava-se Bonsucesso, foi extinto e incorporado ao de Itai, do qual passou a ser distrito até 1944

.Em conformidade com o decreto-lei Estadual 14.334, de 30 de novembro de 1944, foi restaurado o Município com o nome de Paranapanema que foi solenemente instalado a primeiro de Janeiro de 1945. sendo seu primeiro Prefeito Sr. João Domingues de Oliveira de 1944 à 1947, nomeado pelo Governador Estadual, Dr. Fernando Costa. O primeiro prefeito recebeu as chaves do Município das mãos do Presidente da República Getúlio Dornelles Vargas. A seguir Paranapanema teve os seguintes prefeitos: O Senhor José Gonçalves Mendes, que assumiu o cargo em 26 de abril de 1947, nomeado pelo governador Dr. Adhemar Pereira de Barros, tendo governado por apenas 8 meses quando vieram as eleições, sendo escolhido o terceiro prefeito de Paranapanema Amadeu Pereira de Mello.

 

Ficha Técnica
População: 17.810 hab. (IBGE/2010)
Área Total: 1.019,841 km²
Altitude: 610 m
Região: Bauru (IBGE/2008)
Aniversário: 20 de abil
Site: www.paranapanema.sp.gov.br/ 

Prefeituras Parceiras






Greenpeace

Greenpeace

WWF