Estância Balneária de Peruíbe

Peruíbe

Quando do Descobrimento do Brasil, já existia na região a Aldeia dos Índios Peroibe. No sistema de Capitanias Hereditárias, implantado pela Coroa Portuguesa, em 1534, para a colonização do Brasil, o território onde hoje localiza-se Peruíbe pertencia a Capitania de São Vicente, cujo donatário era Martim Afonso de Sousa.

Mas a história de Peruíbe está intimamente ligada ao estabelecimento dos padres jesuítas pelo litoral do estado de São Paulo. Em 1549, chegou o Padre Leonardo Nunes para fazer a catequese dos índios, no local onde já havia sido construída a Igreja de São João Batista. Os indígenas o apelidaram de “Abarebebê” (Padre Voador), pois parecia estar em vários locais ao mesmo tempo. Restos desta Igreja são conhecidos hoje como Ruínas do Abarebebê.

Em 1554, foi a vez do Padre José de Anchieta chegar ao aldeamento. Em 1640, passa a ser conhecida como Aldeia de São João Batista e, em 1789, os padres jesuítas foram expulsos do Brasil. A aldeia, abandonada, entrou em declínio, tornando-se uma pacata vila de pescadores, sempre submetida ao município de Itanhaém.

Em 1914, a construção da Estrada de Ferro Santos-Juquiá trouxe novos habitantes. A bananicultura se espalhou pela região. Nos anos 50, com a construção de rodovias para o Litoral Sul, a atividade comercial, especialmente a imobiliária, começa a crescer, sendo realizado um plebiscito para definir a emancipação política de Peruíbe, em 24 de Dezembro de 1958, proposto pelo então Vereador de Itanhaém, Geraldo Russomano.

Em 18 de fevereiro de 1959, o distrito passou a ser um município desmembrado do território de Itanhaém. Já em 22 de Junho de 1974, Peruíbe foi reconhecida como Estância Balneária. Em 1975, foi assinado pelo presidente Ernesto Geisel o Acordo Nuclear Brasil-Alemanha que previa, dentre outros itens, a construção de uma usina nuclear na Praia do Arpoador, na Juréia.

A sociedade resistiu, e os equipamentos que seriam usados em Peruíbe estão em Angra 3. Também na década de 70, o uso medicinal da Lama Negra de Peruíbe ganhou repercussão internacional, mas seu emprego só foi retomado após pesquisas comprobatórias da sua eficácia nos anos 2000. Em 2007, o empresário Eike Batista anunciou que pretendia construir o Porto de Peruíbe (Porto Brasil), que seria o maior e mais moderno da América Latina, com um parque industrial anexo. O projeto foi suspenso por tempo indeterminado.

O desenvolvimento da cidade até hoje está ligado ao turismo de veraneio, comércio e serviços.

População: 59.793 hab. (IBGE/2010)
Área Total: 326,214 km²
Altitude: 5 m
Região: Litoral Sul Paulista (IBGE/2008)