Estância Hidromineral de Poá

Poá

Poá se desenvolveu ao redor da estação de trem, primeiro como Vila Nossa Senhora de Lourdes, depois como Distrito de Paz e finalmente como município. Através de um plebiscito a população emancipou Poá de Mogi das Cruzes, a quem pertencia como distrito, em 1948.

A Estância Hidromineral de Poá preserva o que há de melhor na Grande São Paulo. Clima de Montanha, hospitalidade e a melhor água mineral do mundo, é o que Poá oferece aos turistas que queiram passar momentos agradáveis. Localizado na Região Leste, o município de Poá está distante 17 quilômetros de Mogi das Cruzes e 34 quilômetros da Capital.

Faz parte da Região Metropolitana de São Paulo e possui uma área territorial de 17 quilômetros quadrados. É cortada pelos rios Tiête e Guaio, além do Córrego Itaim no Centro da Cidade. Faz Divisa com os seguintes municípios: Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, São Paulo e Suzano. O município é servido pelos trens das linhas E e F da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos- CPTM, que se encontram nas estações Poá e Calmon Viana, e também por cerca de 20 linhas de ônibus.

População: 106.033 hab. (IBGE/2010)
Área Total: 17,179 km²
Altitude: 822 m
Região: Metropolitana de São Paulo (IBGE/2008)