Text Size

Buscar

Instituto Ayrton Senna

O Instituto Ayrton Senna é a concretização do sonho do tricampeão de Fórmula 1 de oferecer às novas gerações de brasileiros as oportunidades necessárias para que desenvolvam seus potenciais e sejam campeões na escola e na vida. O trabalho do Instituto está focado na educação como via para o desenvolvimento humano. Isto porque acreditamos que esse é o caminho mais eficaz para transformar o potencial de cada um em competências e habilidades que garantam sua participação ativa na sociedade.

Atuando desde 1994, o Instituto desenvolve soluções para combater os males da educação pública, que impedem milhões de crianças e de jovens de seguirem com sucesso seus estudos. Seus programas educacionais colaboram para reduzir o analfabetismo, a reprovação e o abandono escolar, provocando uma mudança positiva no aprendizado do aluno e na gestão das redes de ensino.

Pela produção e disseminação de conhecimentos e tecnologias sociais em desenvolvimento humano, o Instituto integra, desde 2004, a rede de Cátedras UNESCO no mundo, e colabora diretamente para que o Brasil possa atingir as metas propostas pela ONU para prover educação básica de qualidade a todas as crianças e a todos os jovens até 2015.

História
Organização não-governamental sem fins lucrativos, o Instituto Ayrton Senna, presidido por Viviane Senna, foi fundado em novembro de 1994. Essa iniciativa veio ao encontro do desejo de Ayrton, que inconformado com a desigualdade social do País, já havia manifestado o desejo de realizar uma ação concreta para ajudar crianças e jovens a desenvolverem-se integralmente.

Linha do tempo

1994 - Ayrton Senna lança o personagem Senninha em fevereiro.Fundação do Instituto Ayrton Senna em novembro.

1995 - Começa o atendimento a crianças e jovens com o ProgramaEducação pelo Esporte.

1996 - Início da estratégia de atuação em escala, aliando criação de soluções educacionais e mobilização da sociedade.

1997 - Lançado o Programa Acelera Brasil.

1998 - Início da aliança com a imprensa: 1º Grande Prêmio Ayrton Senna de jornalismo

1999 - A base da construção do conhecimento e das ações educacionais passa a ser o Paradigma do Desenvolvimento Humano e os Quatro Pilares da EducaçãoCriação do portal www.senna.org.br

2001 - Lançado o Programa Se Liga.Criação do SIASI – Sistema Ayrton Senna de Informação.

2002 - As soluções educacionais são adotadas em quase todos os Estados brasileiros.Lançado o Programa Gestão Nota 10.

2003 - A UNESCO concede a chancela para a Cátedra de Educação e Desenvolvimento Humano.

2004 - Criação do Centro Avançado de Tecnologias Sociais.Lançado o Programa Circuito Campeão.1ª Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day

2005 - Lançados Programas: Comunidade Conectada e Escola Conectada.

2006 - O GP de Jornalismo passa a ser bienal.

2007 - Início do Curso de Desenvolvimento Humano para Jornalistas, em  parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

2009 - Comemoração dos 15 anos do Instituto Ayrton Senna.Lançado o Programa Fórmula da Vitória.

Prefeituras Parceiras






Greenpeace

Greenpeace

WWF