Text Size

Buscar

Casa Hope

A Casa Hope é uma instituição de iniciativa 100% filantrópica fundada em 1996, que oferece apoio biopsicossocial e educacional a crianças e adolescentes carentes portadores de câncer e a transplantados de medula óssea, rim, fígado, e seus acompanhantes vindos de todo o Brasil e de outros países sulamericanos.

São 188 leitos, cozinha industrial, ampla área de lazer, 2 refeitórios, consultórios, salão para eventos, biblioteca, brinquedoteca, sala de artes,  3 salas de aula, 2 salas de TV, 2 salas de convivência e muito mais, distribuídos em mais de 6.000 m² de área construída.Realizações em 2009Em 2009, a instituição realizou 15.827 atendimentos, oferecendo serviços de moradia, alimentação com uma dieta balanceada e acompanhamento nutricional, vestuário, medicamentos, total assistência no transporte aos hóspedes, serviço social, assistência psicológica, escola/ apoio pedagógico, recreação dirigida, assistência odontológica, terapia ocupacional, oficinas e cursos de capacitação profissional, como: informática, gastronomia e estética, todos extensivos aos acompanhantes dos pacientes atendidos.

História
No Brasil, cerca de 12.000 novos casos de câncer infantil surgem a cada ano. É a terceira causa de morte entre crianças de 0 a 14 anos de idade. O número é alarmante, mas a boa notícia é que, o índice de cura pode chegar até 70% quando a doença é diagnosticada a tempo e tratada.

Porém, infelizmente, uma grande parte das crianças portadoras de câncer não é tratada. Isso ocorre devido à escassez de recursos destinados a saúde pública em vários estados do Brasil, à falta de recursos das famílias, às longas distâncias territoriais do país e à ausência de recursos públicos de assistência social.

Soma-se a isso, o fato de a família, cuja criança está em tratamento nos diversos hospitais públicos de São Paulo, na maioria das vezes, não ter como custear hospedagem na cidade após a alta hospitalar, que ocorre no final da primeira parte do tratamento. Isso é muito grave, visto que a segunda parte do tratamento pode durar, em média, 2 anos, período em que hospital não pode manter o paciente internado, pois precisa do leito para realizar outros atendimentos.Daí a necessidade de um centro de apoio capacitado para abrigar essas crianças e suas famílias com dignidade, amor e excelência.

Fundada em 1996 por Claudia Bonfiglioli e Patricia Thompson, a instituição dá apoio biopsicossocial e educacional a crianças e adolescentes carentes portadores de câncer e seus familiares, além dos transplantados de medula óssea, rim, fígado e pâncreas, vindos de todo o Brasil.

Prefeituras Parceiras






Greenpeace

Greenpeace

WWF