Text Size

Buscar

Definida a programação do Carnaval 2013 em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), promoverá o IV Encontro de Folia de Reis no próximo dia 19 de janeiro (sábado), a partir das 18h, no Centro Educacional e Cultural “Prefeito Roberto Fazzini”, na Praia Grande, no sul do arquipélago.

Além do grupo da Folia de Reis de Ilhabela, o encontro contará com a presença de grupos de folias de Ubatuba, Embu das Artes e São Sebastião.

A Folia de Reis é um auto popular de caráter religioso e, ao mesmo tempo folclórico, que conta a história da viagem dos três Reis Magos à gruta de Belém. Cada folia tem sua tradição de acordo com a região, os ensinamentos que são passados de geração em geração ou mesmo da forma de entendimento do mestre ou embaixador, a pessoa que lidera a folia.

Geralmente, as apresentações das folias contam com diversos componentes, como mestre, que organiza o grupo e inicia as cantorias; os músicos, cantadores ou foliões são divididos por vozes, que em coro, fazem as vozes da cantoria, compondo a toada característica da folia; o bandeireiro ou bandeireira é a figura que, à frente do grupo, conduz o símbolo que legitima o grupo, a bandeira dos palhaços ou “bastiões” que vestem roupas coloridas e usam máscaras.

Em Ilhabela, no início deste ano, as cantigas de Folias de Reis foram levadas em casas de diversos bairros pelo Grupo Raízes de Ilhabela, com o apoio da comunidade do bairro Praia Grande e da Secretaria de Cultura.
 
Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Prefeituras Parceiras






Greenpeace

Greenpeace

WWF