23º "Carnamar" agita o Carnaval de São Sebastião

Como já é tradição, o domingo de Carnaval se transforma numa super-folia marítima, a maior em todo o Litoral Norte, por conta do Carnamar. A diversão, com embarcações enfeitadas e tripulações animadas, é muito esperada tanto por moradores quanto visitantes que em solo sebastianense aportam.

Neste ano, em sua 23ª edição, a brincadeira terá início às 11h do dia 10 de fevereiro com a  participação de mais de 100 embarcações; a animação promete abalar as estruturas tanto em terra, nas areais da praia do São Francisco, quanto no mar, no Canal entre São Sebastião e Ilhabela.

O desfile que reúne escunas, lanchas, motoaquáticas entre outras embarcações tem por destino a Vila, bairro do lado Norte da vizinha Ilhabela, onde os foliões sempre se divertem antes de voltarem ao ponto de saída, em frente ao Convento Nossa Senhora do Amparo, no São Francisco, reduto de caiçaras sebastianenses, local onde a Folia de Momo continuará.

Conexão

Paralelamente à festa em meio ao Canal, as areias também estarão bem agitadas com o Conexão Verão, mediante a realização de muitas atividades esportivas e de recreação para os que decidirem ficar no continente.

Para que o Carnamar seja um sucesso, a Prefeitura mobilizou uma grande equipe para garantir a segurança dos foliões. O evento contará com ambulância e equipe de pronto atendimento formado por representantes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Divisão de Trânsito, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Miss e Mister

Na parte da tarde, acontecerá o tradicional concurso de Miss e Mister Carnamar, com direito a troféus e muitos brindes como premiação.

Antes da festividade encerrar,  as embarcações mais animada e melhor enfeitada, receberão as premiações de R$ 1 mil cada. Vale lembrar que não há necessidade de inscrição, pois qualquer interessado pode participar juntando-se ao cortejo.

O julgamento será feito durante o trajeto por um corpo de júri instalado em uma das embarcações.

Importante

Para que o passeio seja mais seguro, é importante que os foliões tenham em mente alguns lembretes:

1. As embarcações de apoio, assim como todas as embarcações participantes, estarão sintonizadas no canal 10 (VHF);

2. Em caso de condições meteorológicas desfavoráveis e velocidade do vento igual ou superior a 16 nós (16 milhas náuticas/hora), o evento deverá ser interrompido;

3. O condutor da embarcação não deve ingerir bebidas alcoólicas;

4. Todas as embarcações devem estar equipadas com material de  salvatagem  para todas as pessoas que estiverem a bordo;

5. O condutor deve tomar cuidado para que a capacidade de passageiros da embarcação não seja ultrapassada;

6. Não se deve praticar o transbordo de uma lancha para outra;

7. A documentação da embarcação e do condutor deve estar em dia;

8. Deve-se evitar a proximidade entre as embarcações bem como mergulhar durante o percurso.

Fonte: Prefeiturade São Sebastião