Programação Carnaval de Rua de Piedade

A Prefeitura, por meio dos Departamentos de Cultura e de Turismo, divulga a programação do Carnaval de Rua de Piedade 2013. Serão quatro dias repletos de atrações que irão agitar os foliões nas ruas centrais do município. As apresentações de bandas e a matinê ocorrerão na Praça Coronel João Rosa (Matriz) e os desfiles serão realizados nas Ruas Comendador Parada e Cônego José Rodrigues.

Programação

A abertura do evento será no sábado (9), às 20h, na Praça Coronel João Rosa (Matriz), com a Banda Maria Madame, de Sorocaba, que apresentará repertório com músicas de samba rock. No domingo (10) terá matinê para a criançada, na Praça Coronel João Rosa (Matriz), às 16h. No mesmo dia, às 20h, os foliões se preparam para o grande desfile do tradicional Bloco Paletó Vermeio, nas principais ruas da cidade. Na segunda (11), também na Praça Coronel João Rosa (Matriz), haverá apresentação do grupo Voz do Morro, às 19h, e, às 21h, o grande desfile da Escola de Samba “Unidos do Cativeiro”, de Sorocaba, pelas ruas da cidade. Na terça (12), às 16h, novamente haverá matinê na Praça Coronel João Rosa (Matriz), às 19h terá show com a Banda Harmonia e, às 21h, o encerramento do Carnaval com o desfile do Bloco Paletó Vermeio.

Segurança

Para oferecer segurança aos familiares e foliões que prestigiam este grande evento, a Prefeitura realizou um encontro, no último dia 11, que reuniu os Departamentos de Cultura e de Turismo, a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar (PM), a Diretoria de Trânsito e Transporte Coletivo (Ditracopi), o Conselho Tutelar, a Fiscalização Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Piedade (Acip). Na reunião, foram tratados vários assuntos, entre eles, a organização do trânsito nas ruas centrais do município, o importante apoio da GCM e PM quanto à segurança durante o evento, a fiscalização da venda de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos e o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais como bares, lanchonetes e restaurantes. Os representantes de cada setor se reunirão, novamente, no próximo dia 4, para elaborar um plano de ações para ser praticado nos quatro dias de carnaval.

Distribuição de preservativos

A Diretoria Municipal de Saúde disponibilizará ambulância e equipe de enfermeiros que permanecerão na Praça Coronel João Rosa durante os quatro dias de evento para atendimento emergencial. No local também haverá distribuição de camisinhas.

Banheiros Químicos

Os organizadores do evento estão providenciando o aluguel de banheiros químicos que serão instalados próximo à Praça Coronel João Rosa.

Letra da Música do Bloco Paletó Vermeio

Vila Élvio, O lugar mais lindo que eu já vi
(Anderson Ramos “Ceará”)
O Paletó chegou, vamos soltar a voz, contar a trajetória
De um povo, que mantém a sua tradição
Canto com orgulho no coração, a sua história
Vem, vou te mostrar, tanta beleza de um lugar sem igual
Construída por um povo, que carrega sua glória
Eu agradeço a quem faz parte dessa história
Vai Paletó cantar pro mundo ouvir,
A Vila Élvio é o lugar mais lindo que eu já vi
Vou te levar Pra vila élvio, meu amor
Para ver se cura essa loucura da paixão que te pegou
Vila, Vila querida, contar a sua história é um prazer
Vindo da imigração italiana que desembarcou
E então começou fabricar móveis pro lar e assim cresceu
Trouxe luz, trabalho e o dinheiro, o cinema do estrangeiro, uma grande inovação
Mesmo nesses tempos, ainda é possível sentir a mesma sensação
Parada no tempo, a Vila Élvio traz a paz ao coração
Quem vai lá já sente a energia, hoje canto nesses versos sua humilde poesia.

Fonte: Prefeitura de Piedade