Text Size

Buscar

Desfile de blocos e baile popular abrem Carnaval 2013 em Ilhabela

O Carnaval de Ilhabela começa nesta sexta-feira (8/2) e vai até a próxima terça (12/2) com uma programação variada. Desfile de blocos, escolas de samba, bailes de rua, matinês ao som de marchinhas e o tradicional Banho da Doroteia são algumas das atrações dos cinco dias de folia no arquipélago.

Nesta sexta, a primeira noite de folia será aberta às 22h, quando o prefeito Toninho Colucci faz a entrega da “chave da cidade” para o Rei Momo Anderson Rodrigues, o “Matraca”, acompanhado da Rainha do Carnaval, Thaís Yasmin, e a Princesa Andressa Nébias, na “Passarela do Samba” montada na Rua Dr. Carvalho, na Vila. Em seguida haverá o desfile de blocos de embalo nesta sequência: Bloco da Camisinha, Bloco da Armação, Bloco do Frade, Bloco Amigos do Lobo e Bloco Center Par. Após os blocos tem a primeira noite de baile popular.

Bloco da Camisinha


O Bloco da Camisinha desfila desde 2005 no primeiro dia de Carnaval. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria de Saúde. A intenção é que esse seja um momento de confraternização e que as pessoas assimilem a ideia da prevenção de uma forma lúdica e sem barreiras. Este ano, o samba-enredo é “Prevenção e Juventude no Carnaval, adrenalina do povo”, de autoria Joãozinho do Pagode e arranjo Lelê da Viola.

Bloco da Armação

O Bloco da Armação foi fundado em janeiro de 2009 por seis caiçaras moradores dos tradicionais bairros da Armação e da Praia do Pinto, norte da ilha. Este é o quinto desfile e vai trazer o samba-enredo “Ilha de vários nomes: para sempre Ilhabela”.

Bloco do Frade

É a terceira vez que o Bloco do Frade sai na passarela do samba. Inicialmente o bloco era formado pela equipe de funcionários do Supermercado Frade e logo foi conquistando a simpatia de muitos amigos e familiares. “Um ano sem Maria”, este é o nome do samba enredo do bloco neste Carnaval, uma homenagem à querida e alegre funcionária do supermercado, Maria do Frade.

Amigos do Lobo

O Bloco “Amigos do Lobo” tem origem no Bloco da “Pikadura”, que surgiu em 1991, que era uma sátira à picada do borrachudo. O bloco conta com moradores de diferentes bairros de Ilhabela, mas também conta com diversos turistas e o apoio de parte dos integrantes da bateria da Escola de Samba Mocidade Sul da Ilha.

Bloco Center Par

Este é o primeiro ano do Bloco “Center Par Futebol e Samba”, que fecha a primeira noite de desfile. O bloco surgiu informalmente de um grupo de amigos que jogam futebol pela categoria “veteranos”, seus familiares e amigos. Seus integrantes vêm de vários bairros de norte a sul da Ilha e têm a intenção apenas de se divertir, sem competir. O presidente é Mario Luiz Leite da Silva e o bloco conta com o apoio da Escola de Samba Padre Anchieta. O samba enredo “Futebol e Samba” é de autoria de Alemão do Samba, de São Sebastião, e o intérprete é Helinho do Pagode.

Confira a programação completa do Carnaval 2013 de Ilhabela

Local: Rua Dr. Carvalho - Vila

8 de fevereiro (sexta) – Blocos de Embalo

22h – Entrega da Chave da Cidade pelo prefeito Toninho Colucci ao Rei Momo e

Desfile do Bloco da Saúde

22h30 – Bloco da Armação

23h – Bloco do Frade

23h30 – Bloco Amigos do Lobo

0h – Bloco Center Par

*Após os desfiles, Baile de Rua até às 4h30

9 de fevereiro (sábado) – Blocos Carnavalescos


17h – Matinê com marchinhas carnavalescas (Rua do Meio - Vila)

22h –Unidos do Morro

22h50 – Tim Malha

23h40 –Bandas das Bonitas

0h30 – Unidos do Pequeá

1h20 – Azul e Branco

2h10 – Segurando o Bagre

*Após os desfiles, Baile de Rua até às 4h30

10 de fevereiro (domingo) – Desfile de Escolas de Samba


14h – Banho da Doroteia no Sul da Ilha (este evento acontece na Praia Grande)

17h – Matinê com marchinhas carnavalescas (Praia Grande)

22h – Mocidade Sul da Ilha

23h15 – Acadêmicos Leões do Ita

0h30 – Mocidade Independente de Ilhabela

*Após os desfiles, Baile de Rua até às 4h30

11 de fevereiro (segunda)

17h – Matinê com marchinhas carnavalescas (Praia do Perequê)

22h – Água na Boca

23h15 – Unidos de Padre Anchieta

0h30 – Unidos do Garrafão

*Após os desfiles, Baile de Rua até às 4h30

12 de fevereiro (terça)


11h – Apuração dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba

14h – Banho da Doroteia (Pça Cel. Julião ao Píer da Vila)

22h – Premiação

23h – Desfile da Escola de Samba Vice-Campeã

0h – Desfile da Escola de Samba Campeã do Carnaval 2013

*Após os desfiles, Baile de Rua até às 4h30
 
Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Prefeituras Parceiras






Greenpeace

Greenpeace

WWF