Desfile de blocos e baile popular abrem Carnaval 2013 em Ilhabela

O Carnaval de Ilhabela começa nesta sexta-feira (8/2) e vai até a próxima terça (12/2) com uma programação variada. Desfile de blocos, escolas de samba, bailes de rua, matinês ao som de marchinhas e o tradicional Banho da Doroteia são algumas das atrações dos cinco dias de folia no arquipélago.

Nesta sexta, a primeira noite de folia será aberta às 22h, quando o prefeito Toninho Colucci faz a entrega da “chave da cidade” para o Rei Momo Anderson Rodrigues, o “Matraca”, acompanhado da Rainha do Carnaval, Thaís Yasmin, e a Princesa Andressa Nébias, na “Passarela do Samba” montada na Rua Dr. Carvalho, na Vila. Em seguida haverá o desfile de blocos de embalo nesta sequência: Bloco da Camisinha, Bloco da Armação, Bloco do Frade, Bloco Amigos do Lobo e Bloco Center Par. Após os blocos tem a primeira noite de baile popular.

Bloco da Camisinha

O Bloco da Camisinha desfila desde 2005 no primeiro dia de Carnaval. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria de Saúde. A intenção é que esse seja um momento de confraternização e que as pessoas assimilem a ideia da prevenção de uma forma lúdica e sem barreiras. Este ano, o samba-enredo é “Prevenção e Juventude no Carnaval, adrenalina do povo”, de autoria Joãozinho do Pagode e arranjo Lelê da Viola.

Bloco da Armação

O Bloco da Armação foi fundado em janeiro de 2009 por seis caiçaras moradores dos tradicionais bairros da Armação e da Praia do Pinto, norte da ilha. Este é o quinto desfile e vai trazer o samba-enredo “Ilha de vários nomes: para sempre Ilhabela”.

Bloco do Frade

É a terceira vez que o Bloco do Frade sai na passarela do samba. Inicialmente o bloco era formado pela equipe de funcionários do Supermercado Frade e logo foi conquistando a simpatia de muitos amigos e familiares. “Um ano sem Maria”, este é o nome do samba enredo do bloco neste Carnaval, uma homenagem à querida e alegre funcionária do supermercado, Maria do Frade.

Amigos do Lobo

O Bloco “Amigos do Lobo” tem origem no Bloco da “Pikadura”, que surgiu em 1991, que era uma sátira à picada do borrachudo. O bloco conta com moradores de diferentes bairros de Ilhabela, mas também conta com diversos turistas e o apoio de parte dos integrantes da bateria da Escola de Samba Mocidade Sul da Ilha.

Bloco Center Par

Este é o primeiro ano do Bloco “Center Par Futebol e Samba”, que fecha a primeira noite de desfile. O bloco surgiu informalmente de um grupo de amigos que jogam futebol pela categoria “veteranos”, seus familiares e amigos. Seus integrantes vêm de vários bairros de norte a sul da Ilha e têm a intenção apenas de se divertir, sem competir. O presidente é Mario Luiz Leite da Silva e o bloco conta com o apoio da Escola de Samba Padre Anchieta. O samba enredo “Futebol e Samba” é de autoria de Alemão do Samba, de São Sebastião, e o intérprete é Helinho do Pagode.

Confira a programação completa do Carnaval 2013 de Ilhabela

Local: Rua Dr. Carvalho - Vila

8 de fevereiro (sexta) – Blocos de Embalo

22h – Entrega da Chave da Cidade pelo prefeito Toninho Colucci ao Rei Momo e