Itapeva investe mais de R$ 1 milhão na agricultura familiar

A qualidade da merenda escolar e a valorização dos agricultores locais foram tema de uma reunião do prefeito Roberto Comeron com representantes de Associações dos agricultores familiares realizada nesta segunda-feira, dia 18, no Paço Municipal. Na pauta, a aquisição de hortaliças para abastecer a merenda nas escolas da rede municipal de Itapeva. A negociação firmada com os produtores locais tem validade de seis meses a um ano e irá injetar R$1.065.005,77 em contratos com a agricultura familiar de Itapeva.

Participaram da reunião representantes de associações que atenderam à chamada pública divulgada na Imprensa Oficial do município. Dentre as cooperativas participantes estão aCooperativa dos Assentados da Reforma Agrária, Cooperorgânica, Associação dos Apicultores de Itapeva (AAMI), Associação do Bairro Avencal, Associação dos quilombolas do Jaó, entre outras.

O prefeito reforçou a parceria com os agricultores e destacou que os recursos municipais devem ser preferencialmente investidos para beneficiar fornecedores locais para que esses recursos circulem na própria região. “Quando se compra de produtores de outras cidades, o dinheiro da aquisição sai de Itapeva e acaba sendo gasto no comércio de outros municípios. É também por isso que damos preferência para os produtores locais, pois assim os recursos se mantêm em Itapeva”, explicou o prefeito.

Para o secretário municipal da Agricultura e Abastecimento, Rafael Campolim, que trabalhou como interlocutor entre a Prefeitura e os produtores, comprar os hortifrútis da agricultura familiar é muito importante, pois além de agregar mais qualidade à merenda escolar, com a inclusão de produtos orgânicos livres do uso exagerado de agrotóxicos, a aquisição também estimula as pequenas produções agrícolas da cidade. “A Prefeitura tem uma preocupação grande em valorizar os pequenos produtores rurais da cidade. A partir dessa iniciativa, a vida nas áreas rurais se torna mais digna”, disse o secretário. .

A secretária municipal da Educação, Geni Muzel, também acompanhou a reunião e destacou a importância de oferecer produtos de alta qualidade para os alunos da rede municipal. Segundo ela, muitos dos produtores são pais ou parentes dos alunos das escolas municipais, deste modo, a preocupação deles com a qualidade é muito grande, pois sabem que as crianças que irão comer os hortifrútis são membros de suas próprias famílias. “A qualidade dos produtos dos agricultores familiares e Itapeva é indiscutível, mas mesmo assim, temos também nutricionistas e técnicos em nutrição que fazem a seleção dos melhores produtos. Esses profissionais também auxiliam as merendeiras para que o preparo dos alimentos seja realizado da forma mais saudável possível”, ressaltou a secretária.

Fonte: Prefeitura de Itapevi