SAMU de Potim comemora dois anos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemorou neste último domingo, dois anos de implantação no município de Potim. Desde a sua inauguração, no dia 17 de maio de 2013, a equipe do SAMU já realizou mais de 4.000 atendimentos, sendo 3.705 ocorrências dentro da cidade, e cerca de 300 ocorrências em apoio ao município de Aparecida.

A equipe é formada por 7 profissionais, que possuem treinamento específico para o serviço de urgência e emergência. O SAMU atende aos mais diversos tipos de ocorrências, como traumas (acidentes), arma de fogo e outras, afogamento, problemas cardíacos, insuficiência respiratória, interceptações e transferências inter-hospitalares.

A necessidade de compreensão do funcionamento do serviço por parte da população ainda é um dos problemas do SAMU. O maior deles está relacionado a liberação dos veículos, pois o tempo de resposta ao chamado depende da Regulação do Serviço, que fica localizada na cidade de Guaratinguetá. As equipes trabalham para que todo chamado da regulação seja rapidamente atendido pela base, com saída imediata das unidades solicitadas. Apesar das constantes campanhas de conscientização um problema ainda persiste, os trotes, que atrapalham as equipes e prejudicam aqueles que verdadeiramente necessitam de atendimento.

Mesmo em meio aos problemas e as dificuldades comuns enfrentadas pelos profissionais de saúde, há sempre uma meta a ser atingida, que é atender cada vez melhor a população, levando socorro e conforto para quem precisa do SAMU.

Para solicitar o SAMU é necessário ligar para o número 192.

Fonte: Prefeitura de Potim