Batatais entrega Unidade Básica de Saúde reformada

A Prefeitura de Batatais realizou na manhã dessa sexta-feira, 22 de maio, a cerimônia de entrega das obras de ampliação da UBS Dr. Luis Cândido Alves, localizada no bairro Altino Arantes. É mais um investimento viabilizado pela administração municipal buscando oferecer melhores condições de atendimento para a população e de trabalho para os profissionais que atuam na rede municipal de saúde. A unidade passou de 490 metros para 630 metros de área construída.

A cerimônia foi presidida pelo vice-prefeito José Paulo Fernandes, que falou em nome do prefeito Eduardo Oliveira, que foi para São Paulo para uma audiência com o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho. A Câmara de vereadores esteve representada pela vice-presidente, Maria das Graças Arantes Silva e pelos vereadores Pastor Barbieri, Valdevino Júnior, Cláudio Faria, Wladimir Ferraz de Menezes, Marilda Covas, Hélio Pereira e Andresa Furini. Também estiveram presentes vários secretários municipais, funcionários da saúde e populares.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o secretário de Saúde, Ramon Gustavo de Oliveira, que afirmou que a saúde é um eterno construir. “O prefeito Eduardo e o vice Zé Paulo têm buscado novos investimentos para ampliar o atendimento da nossa comunidade. No ano passado inauguramos a UBS entre o Alvorada e o Colorado, agora a ampliação da UBS do Altino Arantes e em breve vamos entregar a unidade do São Carlos. Quero cumprimentar, em nome da Rosa e do Rodrigo, que coordenam essa UBS, todos os profissionais que aqui atuam, fazendo a diferença na vida de tantas pessoas que necessitam”, frisou.

Depois a coordenadora da atenção básica, Luzia Pupim Simprônio, dizendo da importância da prevenção, frisou que a UBS Dr. Luis Cândido Alves tem agora mais espaços para grupos de hipertensão e diabetes. “A população muitas vezes não quer fazer exercícios e ter uma alimentação saudavel e chega na unidade pedindo a solução para a pressão alta. É um trabalho de conscientização que fazemos buscando esclarecer que com prevenção podemos ter mais qualidade de vida”, disse.

A vereadora Maria das Graças Arantes Silva, vice-presidente do Legislativo, cumprimentou o prefeito Eduardo, o vice e toda a equipe por todo investimento na atenção a saúde da população. “Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas se compararmos Batatais com outras cidades, onde pessoas estão sendo atendidas em corredores, constatamos que aqui a saúde é muito boa”, afirmou.

Encerrando os pronunciamentos, Zé Paulo, agradeceu em nome do executivo todos os funcionários envolvidos em mais uma obra. “É uma sensação boa quando se conclui mais uma etapa de trabalho. Quero em nome do prefeito Eduardo dizer que temos orgulho da nossa equipe, pessoas comprometidas com o serviço público, com a nossa comunidade. Parabéns Ramon e os demais secretários que trabalharam para a entrega dessa UBS. Temos uma construção que passou de 490 para 630 metros de área construída. A empresa MGI Engenharia foi a responsável pela obra, que reuniu recursos do município e do Ministério da Saúde, totalizando R$ 206 mil. São dezenas de profissionais que atendem aqui, até no período noturno, uma população referenciada de mais de 10 mil pessoas”, informou.

A unidade do Altino Arantes conta com dois médicos generalistas, dois clínicos gerais, dois ginecologistas, pneumologista uma vez por semana, pediatra duas vezes por semana, psicólogo duas vezes por semana, fonoaudiólogo, assistente social duas vezes por semana e dentista. Existem consultórios, salas para vacinas, farmácia, curativos, aerosol, coleta de sangue e medicações. Com a ampliação o complexo passou a contar com uma sala de reuniões, a qual pretendem destinar para acolhimento de grupos de gestantes, de hipertensos e diabéticos.

Fonte: Prefeitura de Batatais