Text Size

Buscar

Hortolândia inaugura Parque Ambiental

Qualidade de vida, proteção ambiental e equipamentos de lazer para toda a família são alguns dos benefícios garantidos à população de Hortolândia com a implantação do Parque Ambiental Remanso das Águas “Sebastião Batista Pozza”, a maior área de lazer do município, com 172.730,64 metros quadrados de extensão. O Parque foi inaugurado, neste sábado (23/05), pelo prefeito Antonio Meira, em cerimônia que contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, da deputada federal Ana Perugini. Além de centenas de pessoas.

A entrega do Parque marca as atividades em comemoração aos 24 anos de emancipação de Hortolândia. A construção da área de lazer faz parte de um pacote de obras de contenção de enchentes, com investimentos de mais de R$ 50 milhões. O Governo Federal investiu cerca de R$ 45 milhões nas intervenções, por meio do Ministério das Cidades.

“O papel do Ministério das Cidades é apoiar os municípios na realização de obras de infraestrutura, habitação, mobilidade, saneamento. O governo federal entendeu como importante a obra deste parque”, disse Kassab, que participou da solenidade representando a presidenta Dilma Rousseff. “É uma obra impressionante, que traz muita qualidade de vida à população”, destacou o ministro.

“O Ministério das Cidades tem sido parceiro da Prefeitura na realização de obras como esta. Este parque significa mais qualidade de vida para nossa população, proteção ambiental e o fim das enchentes que atingiam a Região Central”, mencionou o prefeito, ao lembrar a função da lagoa de contenção de enchentes construída no parque, com capacidade para armazenar 840 milhões de litros de água.

“São Paulo tem água. Temos muitas nascentes e rios. O que falta é investimento. Depois de observar o que está acontecendo aqui em Hortolândia, vejo que é possível aos municípios conquistar a independência hídrica”, citou a deputada Ana Perugini.

A lagoa de contenção foi construída com objetivo de drenar a água da chuva diretamente ao Ribeirão Jacuba, evitando inundações na área Central da cidade. Mesmo em época de chuvas fortes, a lagoa comportará todo o volume de água sem transbordar, com auxílio de uma barragem. Já em tempo de seca, as comportas das barragens ficarão fechadas e a água armazenada poderá auxiliar no abastecimento da cidade em situações emergenciais.

Remanso das Águas

Localizado na região do Jardim Minda, o parque conta com lagoa de contenção de enchentes e três áreas para estacionamento com capacidade total para 97 veículos. Quadras esportivas, quiosques e academia ao ar livre são alguns dos muitos atrativos disponíveis.

“Há 24 anos, a população pedia investimentos em água, asfalto, iluminação, postos de saúde e escolas. Hoje, oferecemos estes serviços públicos à comunidade. Com isso, as reivindicações passam a ser em mobilidade urbana com a expectativa de trânsito mais eficiente, além de uma cidade mais moderna e bonita. Por isso, lançamos o programa ‘Hortolândia Mais Bonita’ que prevê uma série de intervenções nestas áreas”, disse Meira. O Parque Remanso das Águas faz parte das obras deste programa.

Na nova área de lazer, a comunidade poderá desfrutar de momentos de descanso e recreação. Para a prática esportiva, foram construídas duas quadras poliesportivas, cada uma com 600 metros quadrados, além de três quadras de Malha e duas de Bocha. A academia ao ar livre instalada no local é bastante disputada pela população, antes mesmo da inauguração oficial do espaço. O mesmo acontece com a pista de caminhada e a ciclovia, ambas com 1.753 metros de extensão.

Para as crianças, há parquinho com brinquedos de madeira, como balanço, gangorra, gira-gira, trepa-trepa e escorregador. Até o final do mês, o parque recebe, também, uma academia para PCD (Pessoa com Deficiência), com equipamentos para alongamento de membros superiores em altura mais baixa do que as academias convencionais, o que permite serem utilizados por cadeirantes.

Todas estas instalações podem ser utilizadas mesmo à noite, já que o parque conta com moderno sistema de iluminação com luminárias LED. Ao todo, são 163 pontos de luz que proporcionam maior beleza ao local e mais segurança aos frequentadores.
 
Fonte: Sandra Alyne - Prefeitura de Hortolândia

Prefeituras Parceiras






Greenpeace

Greenpeace

WWF