Sales Oliveira inaugura nova Unidade de Estratégia da Saúde

Foi em meio a muita festa que a Administração Municipal entregou à população salense na manhã do sábado, 23 de maio, a Unidade de Estratégia da Saúde “Hercília Cruvinel Godoy”.

A solenidade de inauguração, que aconteceu um dia após o aniversário de 108 anos de Sales Oliveira, contou com as presenças de diversas autoridades. O Prefeito Fábio Godoy Graton estava acompanhado da primeira dama, sua mãe, Sônia Godoy, de diretores de departamentos municipais e demais funcionários públicos; também estavam presentes vereadores, a imprensa escrita e falada; familiares da homenageada Hercília Cruvinel Godoy; o assessor da Deputada Estadual Marcia Lia, Gilson Pelizaro; a representante da DRS (Divisão Regional de Saúde – DRS), Sonia Bodelon e a população salense. O Padre Franco fez a bênção na nova unidade de saúde.

Em nome da família falou o esposo da D. Hercília, Dr. Luciano, que agradeceu pela homenagem e enfatizou a dedicação da psicóloga com seus pacientes e com o serviço público, com seu atendimento carinhoso e familiar.

A Unidade de saúde é localizada na Rua Nelson Picinato, nº 327, no Bairro Jardim Mário Piloto, onde funcionará Programa de Estratégia de Saúde da Família III (PSF III) que atenderá cerca de 800 famílias salenses daquela micro área. O custo da obra foi de R$ 433.762,68, recurso do Governo Federal, através do Ministério da Saúde.

É uma área de 345m² a nova UBS conta com: recepção; três consultórios médicos e um dentário; sala para estocagem e dispensação de medicamentos (farmácia); sala de inalação coletiva; sala de observação, procedimento e coleta; sala de curativo; sala de vacina; sala de esterilização; sala de expurgo; sala de atividade coletiva; área coberta para atividade; almoxarifado; lavanderia; administração; copa; seis sanitários, sendo dois para uso dos funcionários; amplo jardim externo e área de estacionamento.

HOMENAGEM

Conforme Lei aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito Fábio, esta Unidade de Estratégia de Saúde da Família leva o nome de Hercília Maria Cruvinel Godoy, uma singela homenagem a essa senhora que por muitos anos atuou na área pública do município de Sales Oliveira.

D. Hercília nasceu em Araguari, Minas Gerais, no dia 06 de setembro de 1949. Cursou psicologia na USP de Ribeirão Preto. Nesta época conheceu o então médico residente do HC, Dr. Luciano Costacurta Godoy. Os dois se casaram e foram morar em Ituverava, lá durante 10 anos D. Hercília exerceu a profissão em caráter particular.

Em 1987 o médico retornou à sua cidade natal, Sales Oliveira, trazendo consigo sua esposa, a psicóloga Hercília. Os dois constituíram carreira na cidade, ele o renomado pediatra, ela, dedicou-se à psicologia no sistema público escolar e de saúde.

Dedicou-se por quase 22 anos à área pública, na Escola Estadual “Capitão Getúlio Lima”, no Projeto Educar e no Centro de Saúde, junto ao Núcleo de Assistência Integral (NAI). Também atendeu pacientes em consultório.

Com muito amor conciliava o trabalho e a educação dos filhos Haydee, Carla e Luciano. O exemplo de dedicação à saúde do pediatra e da psicóloga foi seguido pelas filhas, a fonoaudióloga Haydee e pela dentista Carla.

Pouco antes de se aposentar foi acometida com câncer, com o qual lutou muito, passou por cirurgia e quimioterapia. Faleceu em 16 de abril de 2013, aos 63 anos. Deixou saudade no marido, D. Luciano nos três filhos Haydee, Carla e Luciano e nos quatro netos Ricardinho, Laís, João Vitor e Ana Laura.

CONQUISTAS NO JARDIM PARAÍSO

O Prefeito Fábio Godoy Graton destacou a importante parceria com o Governo Federal que liberou os recursos para a construção desta UBS. O Prefeito lembrou que pelo projeto inicial, todo o contorno da obra era de alambrado e, por questões de estética e para proporcionar maior segurança aos salenses, a Prefeitura, com recursos próprios, construiu os muros ao redor.

A Unidade de ESF irá atender, em especial, os moradores do Jardim Paraíso, bairro que já recebeu muitos investimentos da atual Administração Municipal. “Há mais de dez anos tivemos o prolongamento da Avenida Marginal e somente em 2013 esse trecho recebeu iluminação”, enfatizou o Prefeito Fábio.

Ao lado da nova unidade de saúde está sendo construída uma nova creche, abrindo mais vagas para as crianças, suprindo assim as necessidades das mães que precisam trabalhar fora.

Ainda nas conquistas para o bairro, o Prefeito Fábio lembrou das constantes faltas de água que acometia principalmente aquelas proximidades e que “o problema só foi sanado depois de vários investimentos do nosso governo”, destacou.

100% DE COBERTURA EM ATENÇÃO BÁSICA

O Diretor de Saúde do Município de Sales Oliveira, João Carlos de Souza Dias Neto, falou que o objetivo do Programa de Saúde da Família é acolher a população de uma maneira familiar, como a homenageada D. Hercília fazia.

Ele ainda enfatizou que há algum tempo acreditava-se que para uma cidade ter saúde boa, precisava de muitos atendimentos no pronto socorro ou disponibilizar de muitos leitos em hospitais. Hoje se sabe que é o contrário, a boa saúde é aquela em que a população não fica doente, não precisa de muitos leitos hospitalares ou muitos atendimentos emergenciais. A prevenção e atenção é feita no dia a dia, com os agentes, enfermeiros, fisioterapeuta e médicos, através do programa de Estratégia de Saúde da Família.

O Diretor mostrou ao Prefeito Fábio durante a solenidade de inauguração a nota técnica entregue pela DRS, classificando o município em 100% de cobertura em atenção básica.

Fonte: Prefeitura de Sales Oliveira