Matão inaugura Academia da Saúde

O prefeito Chico Dumont inaugurou sábado (23/05), a Academia da Saúde, que fica ao lado da Secretaria de Esportes, no Parque Ecológico. Também estiveram na solenidade  os Secretários, Diretores e servidores municipais; representantes de vários segmentos da sociedade; familiares do homenageado, inclusive a senhora Maria de Lurdes Vieira Pedro, viúva do Dr. Adail Pedro; Iracema Féchio, viúva do ex-prefeito João Féchio; os vereadores Agnaldo Navarro, Cido Motos e Aparecido do Carmo de Souza, o Cidinho.

O município foi contemplado com uma unidade do projeto, criado pelo Ministério da Saúde, que reúne em um espaço público equipamentos para atividades físicas, e área de vivência, onde pessoas de todas as idades poderão usufruir gratuitamente das atividades. Segundo explicou o Prefeito, a obra contou com investimentos do Governo Federal, no valor de R$ 80 mil, através do Ministério da Saúde, e também com recursos próprios do município, de R$ 83.357,94 mil, totalizando R$163.357,94 mil.

Esse espaço está estruturado com equipamentos para exercícios físicos, banheiros e sala de vivência. Em sua explanação, a secretaria municipal de Saúde, Mara Capparelli, falou sobre os investimentos que estão sendo feitos na área que dirige, e sobre a Academia propriamente dita. “Aqui existe também um local apropriado, onde profissionais da área da saúde transmitirão as orientações necessárias para as pessoas, sobre uma série de situações, com o intuito de diminuir o sedentarismo, e melhorar a qualidade de vida delas”.

O projeto das Academias da Saúde foi criado pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde da população, a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividade física e de lazer, e modos de vida saudáveis, além de estimular e orientar os benefícios da educação alimentar, e diminuir a vida sedentária.

Já, através de um projeto do Governo do Estado, com o objetivo de ampliar as benfeitorias em espaços públicos, novos equipamentos para prática esportiva, foram instalados. Os aparelhos são estruturados, e exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física. Os equipamentos que podem ser utilizados, inclusive por quem usa cadeira de rodas, são compostos por barras, rampas e travas que possibilitam toda a segurança necessária ao usuário. São 10 aparelhos foram instalados ao lado do prédio da Academia da Saúde.

Todo o espaço tem o objetivo de proporcionar uma estrutura adequada, para que a população pratique uma atividade física ao ar livre. “Aqui temos um espaço maravilhoso. Veja a importância das parcerias, tanto com o Governo Federal, quanto com o Estadual. Aqui temos os equipamentos para os exercícios, inclusive de cadeirantes, de pessoas com necessidades especiais, e temos a academia, onde poderão descansar, fazer alongamento, relaxamento, e receber as orientações de profissionais. Houve uma certa demora na inauguração desse espaço, porque no projeto original não havia banheiros, e nós não concordávamos com isso, e exigimos os banheiros. Hoje podemos afirmar que o espaço está completo. Assim como podemos falar dos investimentos feitos na saúde, que agora conta com 22 equipes do Programa Saúde na Família, a reforma de várias Unidades, da Sala de Estabilização em São Lourenço do Turvo, cuja Ordem de Serviço será dada na segunda-feira (1º/06), a construção de outras, como acontecerá no Las Lomas. Vamos lembrar também da inauguração do prédio da Estratégia Saúde na Família do Portal Terra da Saudade, que será no domingo (31/05). Tem muita coisa acontecendo, nós estamos trabalhando, sempre com os pés no chão, e com muita responsabilidade. Mas, não tivemos apenas a inauguração da Academia da Saúde, fizemos também um resgate histórico, com a colocação de uma nova placa denominativa no Parque Ecológico, que recebe o nome do ex-prefeito João Féchio, que foi um grande amigo, tão amigo, que estive no casamento dele e da Iracema, que hoje está aqui presente”, afirmou o prefeito Chico Dumont.

A  Academia da Saúde recebeu o nome de “Dr. Adail Pedro-Sabiá”, de acordo com projeto de lei de autoria do prefeito Chico Dumont, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. Em nome da família, discursou Mário José Vieira Pedro, filho do Dr. Adail, que falou da emoção daquele momento: “esse é um momento de muita emoção, numa situação que está diretamente ligado, ao que foi a vida do meu pai. Tenho certeza que hoje, esteja onde estiver, ele está nos observando, e muito feliz”.

Fonte: Prefeitura de Matão