Guarujá inaugura sua primeira "Gibiteca"

Muitas vezes, o primeiro contato da criança com o mundo da leitura é através do gibi. Na última quinta-feira (28), a Prefeitura de Guarujá inaugurou sua primeira Gibiteca Municipal, em Vicente de Carvalho, em uma cerimônia especial. O espaço fica dentro da Biblioteca Geraldo Ferraz, na Rua Ceará s/n – Vila Alice e já reúne mais dois mil gibis em seu acervo. A iniciativa é da Secretaria de Educação, por meio da Diretoria de Programas Estratégicos e Educacionais (PROE) e visa o incentivo à leitura.

Cerca de 80 crianças da rede municipal de ensino puderam conhecer de perto aqueles heróis que a gente só conhece dos gibis ou da televisão. Os grupos, Gashapon e de cosplayers, de Reptile (Mortal Kombat), Assuna (Sword Art Online), Miss Fortune (League of Legends), Malévola e o super Mário Bros saltaram dos quadrinhos direto para a Gibiteca de Guarujá.

Segundo a prefeita Maria Antonieta de Brito, a inauguração do novo espaço representa mais uma grande conquista na educação do Município. “Isso demonstra que o poder público não consegue fazer nada sozinho. Vejo aqui uma multiplicidade de oportunidades e também de muito engajamento. E por meio da leitura podemos permitir um espaço de qualidade. A Gibiteca é um antigo desejo nosso, de que todos tenham acesso à leitura”.

A cerimônia incluiu diversas outras atrações. A programação contou com o lançamento e tarde de autógrafos do Livro “Emanuel entre Lobos – Essência Vol. l”, com o autor Charlie Rock. Ainda durante a inauguração, as crianças que quiseram, foram retratadas nos desenhos do cartunista Fábio Costa; além do artista plástico Christian; e do caricaturista Dodô. Também teve ainda violão e canto com o professor Janari Rodrigues de Figueiredo; Cup Song (canto e batidas com copos), com os Amigos da Biblioteca (grupo de ex-alunos da Escola Municipal 1º de Maio); o solo musical com Luana, e Rafaela Coral e Canto.

Victor Vicente Alves, de 12 anos, falou sobre o que achou da Gibiteca. “Gostei muito porque eu adoro ler gibis, principalmente os do super-herói Dead Pool. Ele é um mercenário tagarela, que gosta de zombar dos colegas”, explica. O jovem já é um freqüentador assíduo da Biblioteca e acredita que já tenha lido mais de 100 livros. Victor cursa o 7º ano na Escola Municipal Benedito Cláudio da Silva (Vila Alice) e aprovou a apresentação dos cosplayers.

Em seu discurso, a secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Bonini, agradeceu as doações de gibis. “Muito obrigada à população por nos ajudar nesta iniciativa. Esta realização só é possível, graças ao empenho de todos vocês: comunidade e funcionários. Queremos que as crianças levem conhecimento para casa e assim ampliamos as iniciativas de estímulo à leitura no nosso Município. Com isso trabalhamos três vertentes: Comunidade – onde encontramos a Biblioteca Cidadã; Casa: foi entregue a Biblioteca Individual para os alunos e temos os espaços alternativos de incentivo à leitura, que é a Gibiteca”, destaca.

O apoio da prefeita e da secretária foram fundamentais para instalação da Gibiteca Municipal, explica o coordenador de Bibliotecas de Públicas de Guarujá, Pedro Menezes do Nascimento. “Quando a prefeita assumiu logo contou do Projeto Saber em Ação e desde então, agradeço pela valorização dada às Bibliotecas. Afinal, nós só produzimos quando somos estimulados. Parabéns prefeita pela sensibilidade nesta realização”, contou Pedro que trabalha na Prefeitura desde 1982 e há 20 anos está na coordenação. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer ao Cartório da Cidade, pela parceria nas iniciativas de cidadania da Biblioteca.

Serviço – Para retirar os gibis, o munícipe precisa estar munido de documentos e preencher um cadastro na Biblioteca, com seus dados pessoais. A Gibiteca Municipal funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 17 horas. Mais informações pelo telefone: 3341 7845.

Fonte: Prefeitura de Guarujá