Ferraz de Vasconcelos inaugura Centro de Integração Social

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio do Fundo Social de Solidariedade, inaugurou oficialmente na manhã desta quarta-feira (10 de junho), o Centro de Integração Social (CIS). A solenidade contou com a presença do prefeito Acir Filló, da primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, e demais membros do primeiro escalão ferrazense.

O equipamento que já está funcionando na cidade, desde setembro do ano passado, na Rua Getúlio Vargas, 199, no Centro, abrirá 500 vagas para os 17 cursos disponíveis, no próximo dia 20 de julho (segunda-feira). Todos são gratuitos.

Para firmar o cadastro, o candidato deve comparecer no equipamento e doar um quilo de alimento não perecível e estar munido de RG, de CPF e de comprovante de endereço, carteira do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e uma foto 3×4. Dependendo da formação, a idade mínima para a capacitação é 16 ou 18 anos.

Quatro formações são mantidas na cidade por meio de convênio firmado entre a municipalidade e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que tem à frente Lu Alckmin: Escola da Beleza, Padaria Artesanal, Chocolove Ferraz e Escola da Moda.

As outras 13 capacitações no equipamento são: Manicure, Libras, Decoração com Flores, Organização de Eventos, Escultura com Balões, Patchcolagem, Biscuit, Pintura em Tela, Arte em Couro, Oficina de Natal, Informática, e Confeitaria e Panificação.

As formações são ministradas na sede do CIS, e também, de forma descentralizada, em entidades parceiras da cidade, como o Centro de Convivência do Idoso (CCI), e Centros de Juventude (CJs) da Vila Santo Antonio, da Vila Margarida e do Jardim Angelina.

Para a presidente do Fundo Social, Viviane Vieira, a inauguração deste equipamento público, é de total importância, principalmente por oferecer cursos gratuitos para a população de baixa renda. “Temos alunos que já se curaram de depressão em uma de nossas atividades e outros que conseguiram reestruturar o orçamento familiar, com mais uma fonte de renda. Fico muito feliz em poder de alguma forma, ajudar a população carente de nosso município”.

Já para o prefeito Filló, a inauguração oficial deste espaço trará muitas oportunidades para a população local. “Com este equipamento, os munícipes, principalmente aqueles de baixa renda, poderão aprimorar seu potencial. Este é o projeto do Fundo Social, oferecer novos caminhos e dar assistência aos menos favorecidos”, finaliza.

Fonte: Marcelo Prado Jr. - Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos