Capivari ganha Estação Meteorológica

Capivari agora conta com uma estação meteorológica que foi instalada na quarta-feira, dia 10. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Ricardo Lourenço de Souza, o pedido foi feito junto a CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) que escolheu o município devido as enchentes e fenômenos naturais, necessitando assim de uma informação rápida. Com a estação, a Defesa Civil poderá monitorar as possibilidades de chuvas para que possa alertar com antecedência os moradores sobre risco de enchentes.

A instalação foi feita na sede da Canacap (Cooperativa Crédito Rural Plantadores de Cana da Região de Capivari), com base em um estudo realizado pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas). “O aparelho tem que ser instalado em um local aberto apropriado, sem muros, de fácil acesso, com segurança e longe de residências. Além disso, a cooperativa já tem uma estação, o que facilita ainda mais sua implantação”, explicou Ricardo.

A base é eletrônica e fornece as informações meteorológicas para um banco de dados em Campinas que encaminhará para a Defesa Civil de Capivari. Com isto, os trabalhos serão mais eficientes, visto que atualmente para obter os dados climáticos o setor depende de outras cidades, como Campinas e Piracicaba, além de consultar sites especializados.

Fonte: Prefeitura de Capivari