Nova Granada reinaugura Pronto Atendimento 24H

A Prefeitura Municipal de Nova Granada reinaugurou na sexta-feira, 05/06, o Pronto Atendimento Municipal 24H (PAM), que vai funcionar na rua Jacinto Ruiz Garcia, 513, bairro Centro. Local totalmente reformado, modernizado e ampliado. “A missão do Pronto Atendimento é oferecer um atendimento humanizado, universal e gratuito à população”, explica a prefeita Celinha Salvador. O PA Municipal 24H contará com sala de emergência, leito de observação, sala de gesso e consultórios adequados a um atendimento com conforto, qualidade e eficiência.

A chefe do Pronto Atendimento Municipal, Maria do Carmo, destaca alguns dos serviços que o Pronto Atendimento Municipal vai oferecer à população: “Com esta reinauguração, a Prefeitura passará a ofertar à população um atendimento humanizado, universal e gratuito á população, contará com equipe de clínico-geral, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, funcionários administrativos e seguranças e os equipamentos de saúde montado tem uma estrutura de alta qualidade,” explica a chefe.

O Pronto Atendimento Municipal é um serviço de urgência e emergência classificada pelo Sistema Único de Saúde como de curta permanência dos pacientes. A instituição trabalhará com classificação de risco, com prioridade para o atendimento dos casos mais graves em que a vida humana estiver em risco. Segundo a Diretora Municipal de Saúde, Lilian Souza, “Os pacientes serão encaminhados para o Pronto Atendimento pelas unidades estratégias de Saúde da Família durante o seu período de funcionamento diário. Após o encerramento do seu expediente e nos fins de semana os pacientes podem procurar diretamente o serviço. A orientação inicial da chefe do PA Municipal é de que os pacientes continuem se dirigindo à Unidade Estratégia de Saúde da Família mais próxima de sua residência, que em caso de necessidade, fará o encaminhamento ao Pronto Atendimento Municipal, o que assegurará o atendimento de forma mais rápida. Nos casos que necessitarem de internação prolongada serão cadastrados pela equipe do Sistema SUS Fácil, com pedido de prioridade de transferência onde iremos transferir o paciente, em nossa ambulância, para o Hospital em que houver vaga”, explica a diretora municipal de saúde.

O Pronto Atendimento Municipal – PA 24H – contará com as dependências e equipamentos, onde a entrada será única pela Unidade Básica de Saúde (UBS),e o paciente passará por uma triagem e mediante a classificação de risco poderá ser encaminhado para o Pronto Atendimento, além de ter estrutura para receber o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu-192).

Fonte: Prefeitura de Nova Granada