Text Size

Buscar

Poá inaugura nova unidade do CRAS

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, inaugurou na manhã deste sábado (13/06), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Centro, a 5ª unidade deste tipo de serviço na cidade. O objetivo com este novo equipamento é oferecer inicialmente atendimento a aproximadamente 2 mil famílias referenciadas de 25 bairros do entorno da região central de Poá. A cidade já conta com unidades do Cras nos bairros Vila Jaú, Cidade Kemel, São José e Calmon Viana.

O prefeito Marcos Borges (o Marcos da Gráfica) destacou a importância deste novo Cras-Centro para a comunidade poaense. “A finalidade toda é facilitar o atendimento à população em um imóvel com instalações modernas para aqueles que mais precisam. E um atendimento com dignidade. Este é o principal objetivo e a nossa filosofia de trabalho para atender da melhor forma possível a população de Poá, respeitando sempre o cidadão e procurando valorizar o ser humano”, ressaltou o prefeito.

 A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Borges Coronado, destacou a importância da implantação do Cras-Centro em Poá. “Estamos cumprindo uma meta que é implantação deste equipamento para atender as famílias do centro e os bairros do entorno, que precisavam se dirigir a outro Cras na cidade”, explicou, reforçando que a quantidade destes Centros de Referência em Assistência Social – cinco atualmente – é o suficiente para atender o município de Poá. “Nosso objetivo agora é melhorar a infraestrutura das demais unidades, deixando todos no mesmo padrão e manter a excelência de atendimento à população”, completou.

Ela destacou ainda o orgulho em poder entregar à população um equipamento social de qualidade. “Sem dúvida que este é o grande diferencial. Por isso que fizemos uma homenagem a alguns funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos [SSU]. Eles trabalharam arduamente e com muito zelo para nos entregar um imóvel em perfeitas condições. Desta forma, também valorizamos os nossos colaboradores”, disse Adriana.

De acordo com Rosa Batista dos Santos, coordenadora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Cras-Centro contará com 18 profissionais, que integram os corpos técnico e administrativo da unidade. “Todo os serviços já oferecidos nos demais Cras da cidade serão realizados aqui também, como o cadastro e acompanhamento dos benefícios sociais, que são o Renda Cidadã, Bolsa Família, o Cadastro Único, acesso ao SUAS [Sistema Único de Assistência Social], o Benefício de Prestação Continuada, tanto para idoso quanto para deficiente, e trabalhos de inclusão e execução de projetos municipais, como às gestantes e cestas básicas, e do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do segmento dos idosos”, destacou.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de Assistência Social. Ele organiza a oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Se caracteriza ainda como a principal porta de entrada do SUAS.

O objetivo do Cras é evitar o rompimento dos vínculos familiares e comunitários; ampliar o acesso aos direitos da cidadania; desenvolver as potencialidades e competência da família; e evitar a violação de direitos.

Aprovado

Assim que a placa foi descerrada e a fita retirada da entrada da unidade do Cras-Centro, localizado na Rua Fernando Pinheiro Franco, o público e as autoridades puderam conhecer o imóvel, já adaptado para as suas salas dos setores administrativo e de atendimento ao público. E foram prontamente aprovadas pelas pessoas presente. “Ficou maravilhoso”. Esta foi a avaliação de Izildinha Aparecida da Silva Souza, coordenadora de cursos da Vila Valera. “Gostei muito. Nesta primeira impressão percebemos que oferece uma comodidade muito grande. Poá merecia uma unidade do Cras deste porte. Todos estão de parabéns pelo trabalho e empenho para entregar este importante equipamento à população”, completou Izildinha.

A secretária municipal da Mulher, Aretha Marques, também fez questão de elogiar a nova unidade de assistência social aos poaenses. “Vejo com muita importância este novo equipamento que vai atender as famílias mais necessitadas da cidade com programas assistenciais e psicológico, cursos profissionalizantes e uma série de atividades que valorizam a dignidade humana. A Administração Municipal está de parabéns por este novo Cras em Poá”, declarou Aretha.

Para a assistente social Isabel do Carmo Valente, o Cras-Centro vai possibilitar o atendimento a um grande número de pessoas que precisavam buscar apoio em outras unidades. “Além disso, mostra o fortalecimento deste serviço na cidade, ou seja, uma unidade com esta infraestrutura que estamos vendo aqui hoje sem dúvida nos deixa muito orgulhosos e cientes de que temos que fazer um grande trabalho. Para nós, está muito bom”, avaliou.

O presidente da Câmara Municipal de Poá, vereador Mario Massayoshi Kawashima, o ‘Mario Sumirê’, também elogiou o Cras-Centro. “É sempre um dia importante para a cidade inaugurar um novo equipamento que vai atender as necessidades da população. O prefeito Marcos Borges e a secretária Adriana Borges Coronado [Assistência e Desenvolvimento Social] estão de parabéns por esta conquista para a cidade. Tenho certeza que este Cras-Centro vai cumprir de forma integral sua função e vocês serão reconhecidos pelas pessoas por este trabalho”, frisou.

Também participaram da cerimônia de inauguração do Cras-Centro na manhã deste sábado (13/06) os secretários municipais Adair Loredo (Administração); Andréia Rodrigues de Ávila (Comunicação); Douglas Aspasio (Cultura); Sonia Regina Fernandes Afonso (Educação); Eduardo Carlos Felippe, o ‘Eduardão’ (Esportes); Osmar Schneider (Habitação); Ângelo Biancolim (Indústria e Comércio); José Edílson Marques Dias (Meio Ambiente); Aretha Marques (Mulher); Paulo Dornelas (Obras); Augusto de Jesus (Planejamento); Carlos Setsuo (Segurança); Ezequiel Jacinto da Silva (Serviços Urbanos); e Edevaldo Gonçalves (Turismo) e os vereadores Antonio Alexandre Nunes Provisor, o ‘Alexandre Provisor'; Diogo Reis da Costa, o ‘Diogo Pernoca'; Luiz Eduardo Oliveira Alves, o ‘Edinho do Kemel'; Lázaro Borges; Jorge Luiz Monteiro, o ‘Madruga'; Marcos Ribeiro da Costa, o ‘Marquinhos Indaiá'; William Ferrari, o ‘Neno Ferrari'; José Ricardo Massa; e Welson Lopes.

BAIRROS QUE SERÃO ATENDIDOS PELO CRAS-CENTRO

Centro

Jardim Áurea

Jardim Bela Vista

Jardim Cândida

Jardim Dom Manoel

Jardim Estela

Jardim Odete

Jardim Ruth

Jardim Selma helena

Vila Amélia

Vila Anchieta

Vila Arart

Vila Correa

Vila Cosmos

Vila Cristielo

Vila Gonçalves

Vila Júlia

Vila Pereta

Vila Perracine

Vila Perreli

Vila Romana

Vila Santa Maria

Vila São João

Vila Sopreter

Vila Turmalina
 
Fonte: Prefeitura de Poá

Prefeituras Parceiras






Greenpeace

Greenpeace

WWF