Assis moderniza Escola Municipal

A Escola Municipal Lucas Thomaz Menk, uma das mais antigas de Assis, está sendo completamente reformada. Reforma que se faz necessária devido às condições precárias que o antigo prédio apresenta.

A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal da Educação, numa ação planejada do Prefeito Ricardo Pinheiro Santana e da Secretária Municipal da pasta, Maria Amélia Artigas dos Santos, destinou de seu orçamento R$ 5 milhões para ser construído um novo e moderno ambiente escolar.

Atualmente a Escola Thomaz Menk atende em período integral aproximadamente 600 alunos de ensino fundamental. É uma das escolas mais tradicionais do município, com mais de 90 anos de existência, e com maior número de alunos e professores. A obra visa melhorar as condições acadêmicas, de trabalho e convivência de alunos, professores, pais e funcionários dessa unidade escolar.

Na reforma consta uma área de 3.548, 96m², em um terreno de 6.297,54m². Após as obras, o número de alunos atendidos aumentará, passando de 600 para 800.

A empresa responsável pelo projeto é a PLANASS, sob responsabilidade da arquiteta Renata Rocha. O projeto de execução da obra prevê 14 Salas de aula; Sala de Leitura; Informática; Multiuso; Reforço; Salas Administrativas (Direção, Coordenação e Secretaria); Refeitório; Cozinha Industrial; Banheiros e Vestiários. Além disso, a escola está sendo construída dentro das normas de segurança do corpo de bombeiros e acessibilidade para deficientes físicos e visuais.

As obras estão sendo realizadas em etapas. Em uma primeira fase está sendo contemplada todas as funções básicas para o funcionamento da Escola. E para o início das construções, foi escolhido o local onde ficava a antiga quadra de esportes.

Para um segundo momento o projeto prevê uma ampliação do setor de convivência da escola, pátio coberto, salas secundárias, e a construção de uma quadra poliesportiva coberta dotada de toda estrutura moderna, em local onde hoje é ocupado pela cozinha. Prioritariamente, a Prefeitura de Assis decidiu que o atual prédio será preservado para um possível uso futuro. Ou seja, as obras não afetam as estruturas da escola.

“O prédio existente é muito antigo, por isso, se fez necessário um projeto de construção de um anexo, posteriormente vamos decidir o que será feito, visando a preservação das estruturas antigas”, disse o secretário municipal de Obras, Valter de Souza Filho.

A reforma da Escola Thomaz Menk era uma antiga reivindicação da sociedade assisense e acontece junto a outros importantes investimentos realizados pela Prefeitura de Assis na área da educação, como a construção de um novo prédio da escola Maria Clélia de Oliveira Valim e 4 novas creches já inauguradas (Bambalalão, Pequeno Polegar, Adelina Petrini Bolfarini e Rubem Alves).

“A reforma na Escola Thomaz Menk é importantíssima, e totalmente custeada com recursos do município, provavelmente entregaremos a nova escola em 2016, pois é uma obra muito grandiosa, que envolve espaços educacionais modernos, incluindo a preservação do patrimônio histórico, por isso está sendo realizada com muito cuidado e planejamento”, ressaltou o prefeito Ricardo Pinheiro Santana.

O projeto de construção consiste em atender os três principais setores para o bom funcionamento de uma escola, sendo:

•  Setor pedagógico: onde abriga as salas de aula regular, salas de informática e atividades extras;
•  Setor administrativo/direção: voltado para a administração do local, contando com sala
•  Setor  de vivencia: destinado a convivência de todos que circulam no local, como pátio interno, cozinha e refeitório.

Fonte: Prefeitura de Assis