Franca amplia e descentraliza o Projeto "Musicando"

O prefeito Alexandre Ferreira apresentou na tarde desta quarta-feira, a ampliação do projeto Musicando, que reúne apresentações de estudantes que participam das aulas de educação musical nas escolas da Prefeitura. A medida vai permitir o atendimento direto na apresentação final de, praticamente, o dobro de alunos, além de envolver estudantes de outras séries iniciais nas atividades. Até o ano passado, apenas as crianças concluintes do 5º ano participavam da exibição de encerramento. Ao contrário de única apresentação em um espaço específico, as atrações serão levadas para todas as regiões da cidade. 17 mil estudantes serão beneficiados.

Em 2015, a exibição final do projeto Musicando será realizada nas escolas municipais, o que permitirá a presença de mais alunos, pais e da comunidade, com mais facilidade. Para isso, a Prefeitura decidiu descentralizar as ações, levando-as para os bairros, mais perto das pessoas, em vez de ocorrem em apenas um local – anteriormente, a apresentação única era realizada no ginásio Pedrocão, o que limitava o número de crianças participantes e a presença de público espectador, em virtude da capacidade da Arena.

O show final do Musicando é um projeto direcionado aos alunos dos 5º anos, como conclusão de um trabalho musical construído desde a Educação Infantil nas escolas da rede municipal de ensino de Franca.

Em 2014, cerca de mil alunos, dos 5º anos, participaram da fase final do projeto. Com a mudança, o programa estará em 42 escolas municipais, envolvendo 1.617 alunos de 5º anos, além dos estudantes do pré ao 4º ano, reunindo 17.555 crianças. As apresentações musicais, com as aprendizagens alcançadas ao longo do ano, serão feitas entre os dias 30 de novembro e 18 de dezembro. Neste mesmo período, acontecem as mostras e exposições dos projetos e ações pedagógicas realizadas pelas escolas.

“Assim, mais alunos e pais, além de toda a comunidade do bairro, podem participar, inclusive com mais facilidades de deslocamentos”, explica Fabiana Sampaio, secretária de Educação, que acompanhou o lançamento do novo formato. Também será possível apresentar resultados pontuais das aprendizagens de todos os alunos do segmento, acompanhar o seu desenvolvimento e ampliar a aproximação da escola com a comunidade e a família, possibilitando que todos possam compartilhar os avanços e aprendizagens das crianças. “O Musicando é um amplo programa que está sendo desenvolvido ao longo do ano letivo e, a partir de agora, com maior integração com a comunidade”, afirma o prefeito Alexandre Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Franca