Pitangueiras reinaugura Unidade Básica de Saúde

A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Ibitiúva já está prontinha para ser inaugurada, e a solenidade de entrega está marcada para a tarde do dia 24 de julho.

O antigo prédio foi completamente reformado e também ampliado em obra realizada pela Construtora Paiaguás LTDA/ME, vencedora do processo de licitação, que apresentou o menor preço. O investimento foi de R$ 304 mil, sendo R$ 192 mil em recursos federais e R$ 111 mil em recursos próprios do município.

Com a ampliação, a unidade ganhou: sala de espera, sanitários feminino e masculino (com adaptação para necessidades especiais), salas de pré e pós-consulta, sala de fisioterapia, sala para agentes comunitários, sala de reunião, depósito de materiais de limpeza, área de serviço, abrigo de lixo contaminado e não-contaminado.

Também foram realizadas a troca de parte do teto do prédio, revisão elétrica e hidráulica, pintura geral e construção de nova fachada, além da reforma da estrutura pré-existente: consultório de especialidades, consultório odontológico, sala de imunização, copa, sanitários de funcionário e arquivo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a UBS será reinaugurada oferecendo atendimentos de médico clínico geral, pediatria, ginecologia, enfermaria, imunização, fisioterapia, psicologia e farmácia.

“Vamos atuar também com a Estratégia de Saúde da Família, pela qual uma equipe formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde acompanhará os cerca de 3.500 habitantes de Ibitiúva. É um trabalho de prevenção e promoção da saúde de todas as famílias do distrito”, explica a diretora da atenção básica Ana Paula Salomé Utimati.

A expectativa é que a UBS Ibitiúva realize cerca de 60 atendimentos por dia. A unidade conta com 16 funcionários e fica na rua 3, nº 3-26, no centro do distrito.

Fonte: Prefeitura de Pitangueiras