Text Size

Buscar

Guarda Civil Municipal de Osasco comemora seu Jubileu de Prata

O prefeito Jorge Lapas participou nesta última quinta-feira (18/07), da comemoração que ocorreu no comando geral da GCM, no bairro do "Jardim Nova América", com a participação da Banda Musical da Guarda Civil de Itapevi. 

O prefeito Jorge Lapas participou, na manhã de quinta-feira (18),  da comemoração do “Jubileu de Prata da Guarda Civil Municipal -  GCM de Osasco”, cuja solenidade ocorreu no comando geral da GCM, no Jardim Nova América e contou com a participação da Banda Musical da Guarda Civil de Itapevi.

Em seu discurso Lapas frisou o empenho da corporação em atender o clamor da população por mais segurança, além de homenagear àqueles que contribuíram para a criação da GCM, com sua primeira formação em 1986, como Guarda Escolar, conhecida na época como “Anjos da Guarda”.

“Se temos, hoje, uma GCM respeitada e atuante, devemos a muita gente que contribuiu para que isso acontecesse. De Guarda Escolar em 1986, passou a atuar na segurança dos bens e serviços públicos tornando-se Guarda Municipal de Osasco em 1990 e posteriormente passou a denominar-se Guarda Civil Municipal de Osasco, dedicando-se a segurança da sociedade e desde então tem conquistado grandes avanços e atuado em parceria com as polícias civil e militar”, afirmou.

“Quero pedir aos nossos GCM´s que continuem se dedicando à nossa cidade, pois, o apoio da corporação tem sido fundamental para a assegurarmos níveis mais amplos de medidas para proteção aos cidadãos. Deixo minha homenagem aos homens e mulheres que se dedicam ao bem da nossa cidade”, concluiu.

Durante o evento o prefeito Jorge Lapas, ao lado do Comandante da GCM, inspetor Paulo Jair Siqueira Leite, do delegado do Serviço Militar, Tenente Sena, Inspetor Ailton, subcomandante Medeiros, secretários e vereadores, descerrou a placa da Segunda Turma de Classe Distinta de Carreira, além de receber o Brasão da GCM, representando o Jubileu de Prata.

O comandante da GCM, Paulo Siqueira destacou os avanços conquistados pelo efetivo da GCM, em decorrência do investimento do prefeito Jorge Lapas. “O prefeito tem proporcionado a valorização da nossa instituição com a aquisição de novos equipamentos e aumento do efetivo. É motivo de orgulho servimos à cidade”, disse.

O secretário de Segurança, André Santiago agradeceu o empenho da GCM e das demais corporações de segurança que contribuem para o bem-estar dos cidadãos, em especial ao tenente coronel José Virgolino de Oliveira, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano e o comandante da Guarda Civil de Osasco, inspetor Paulo Siqueira. “Devemos estar cientes que a história desta gloriosa instituição é resultado de uma construção permanente e ininterrupta de todos aqueles que acreditaram e acreditam que a força do conjunto é mais importante do que a soma dos interesses individuais”, declarou.

A história da GCM  

Em 25 de março de 1986, através do Decreto nº 5560 foi criada a Guarda Escolar do Município e Osasco com o objetivo de colaborar para a segurança e integração da escola e da comunidade. Em 18 de junho de 1990, através da Lei nº 02 foi criada a Guarda Municipal de Osasco, corporação uniformizada e armada, destinada a proteção dos bens, serviços e instalações do município, bem como a colaboração da Segurança Pública.

No período de 2000 a 2002, a Guarda Municipal começou a passar por um processo de transformação, buscando a profissionalização da instituição e seus integrantes e passou a denominar-se Guarda Civil Municipal de Osasco.  A partir deste período a GCM obteve grande conquistas como a regulamentação da Escola de Formação e Ensino do Departamento de Segurança Urbana, bem como evolução na carreira para seus agentes, equipamentos de controle de distúrbio civil, aquisição de novos armamentos, viaturas de médio porte, ônibus, motocicletas, renovação da frota de bicicletas, novos fardamentos, entre outros.

Participaram da cerimônia o comandante da Guarda Civil de São Paulo, Gilson Menezes, Dr. Paulo Sérgio Maluf Barroso, delegado Corregedor Seccional de Osasco, Dr. Valdeci, delegado do 9º DP, Dr. Mauro Soares, delegado seccional de Osasco, Margareth Cintra, corregedora da GCM, Tenente Sena, delegado do Serviço Militar, Dra. Libânia Aparecida, presidente da OAB subsede Osasco,  tenente coronel Virgolino, comandante do 14º Batalhão PM, o major PM Kleber, subcomandante do 42º Batalhão PM, tenente coronel Davys, comandante do 2° Batalhão da Polícia do Exército, capitão Maurício, comandante da 1ª Cia/ BPM 8,  os secretários Gelso de Lima (Indústria, Comércio e Abastecimento), Waldyr Ribeiro (Relações Institucionais), Roberto Trapp (Comunicação), Dr. André Santiago (Segurança e Controle Urbano), João Goes (Transporte e Mobilidade Urbana) e professora Régia (Educação), vereadores Jair Assaf (presidente da Câmara), Valdir Roque, Toniolo, Maluco Beleza, Andreia Capriotti, Josias da Juco, Karen Gaspar e Luiz da Locadora e o deputado estadual Marcos Martins.

Fonte: Ivany Soares - Prefeitura de Osasco

Prefeituras Parceiras






Greenpeace

Greenpeace

WWF