Araraquara entrega novo Restaurante Popular

Na manhã dessa segunda-feira (22), o prefeito Marcelo Barbieri, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade Zi Barbieri, liderou a solenidade de inauguração do Restaurante Popular Rubens Tositto, a unidade 2 de Araraquara, localizado na Avenida Jorge Fernando Mattos, no 8º Distrito Industrial, região Sudeste da cidade.

Marcelo estava acompanhado de diversas outras autoridades, como o deputado estadual Roberto Massafera, o presidente da Câmara Municipal Elias Chediek e os vereadores Edna Martins, Jeferson Yashuda, Roberval Fraiz, Adilson Vital, Gerson da Farmácia, William Affonso e Tenente Santana.

Também prestigiaram o evento o vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana Coca Ferraz e vários secretários municipais, como Valter Rozatto (Obras Públicas) e Edélcio Tositto (Desenvolvimento Urbano), além de familiares e amigos do homenageado, e do padre Marcelo Souza (da Igreja Matriz de São Bento), entre outros representantes do governo e da população.

“Esta é uma manhã histórica para Araraquara, principalmente para os moradores dessa região, que a partir de agora já podem desfrutar de uma refeição balanceada e por um preço acessível”, disse Marcelo. Ao ressaltar a importância do novo empreendimento, o prefeito lembrou a capacidade do restaurante em servir até 1.500 refeições diárias, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, a R$ 5,90 cada.

O prefeito também citou o Restaurante Popular localizado na Rua Nove de Julho, ao lado do Centralizado Municipal, e o Restaurante Bom Prato da Avenida 22 de Agosto, na região central da cidade. Juntas, as três unidades oferecem, de segunda a sexta, cerca de 4,5 mil almoços, cujos preços populares beneficiam toda a população.

Parcerias

Marcelo ressaltou a estrutura física do novo restaurante, a qualidade da obra, e o apoio da Câmara Municipal ao empreendimento, construído em parceria com o governo federal, num investimento de R$ 2,2 milhões. O prefeito ainda destacou o homenageado Rubens Tositto, que leva o nome da unidade. “Foi um grande cidadão, exemplo de pai e avô e um entusiasta de Araraquara”, acrescentou.

O presidente da Câmara, Elias Chediek, também destacou a importância do novo empreendimento entregue pelo prefeito Marcelo, que, “mesmo diante das dificuldades econômicas do País, eleva cada vez mais a qualidade de vida na cidade”. Elias também elogiou a figura de Rubens Tositto, que atuou durante por mais de 30 anos como ferroviário em Araraquara.

Também o secretário de Obras Valter Rozatto enfatizou a parceria da Prefeitura com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que resultou em uma obra de grande estrutura e total acessibilidade à população. “É por isso que Araraquara é considerada hoje uma das melhores cidades para se viver”, afirmou o secretário.

De acordo com Fernando Guzzi, secretário da Agricultura, o novo restaurante popular conta, da mesma forma que o Bom Prato, com a qualidade das refeições produzidas e administradas pela Associação Seara Norte, que já atua em outras cidades brasileiras.

Falando em nome da família, o emocionado Rubens Tositto Jr. também enalteceu o significado da homenagem prestada pela Prefeitura e referendada pela Câmara a seu pai. “Além de exemplo para os filhos e netos, teve grande participação nas ações sociais de Araraquara, sempre em benefício das pessoas”, disse Tositto, ao lado do irmão Edélcio, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Estrutura

Após o descerramento da placa, a obra foi entregue à população, que aprovou a qualidade e o preço das refeições. “É uma refeição bem balanceada”, resumiram os ajudantes de caminhoneiros, Cesar Augusto Nogueira e Wilson Rogério.

“A qualidade está aprovada”, concordaram os comerciantes Áurea Gonçalves Silva e José Cipriano, cujas opiniões foram compartilhadas pelo aposentado Oclecides Teixeira e pela dona de casa Fátima Lima.

O novo restaurante popular possui refeitório, cozinha, câmara fria, vestiários de funcionários, sanitários, bilheterias, reservatório elevado e área externa. Do investimento total de R$ 2,2 milhões, R$ 1,5 milhão foi investido na construção do prédio e R$ 700 mil em mobília e equipamentos.

O restaurante integra a rede federal de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e objetiva ampliar a oferta à população de refeições adequadas a preços acessíveis.

O público beneficiário é formado por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional. Em Araraquara, o município cedeu a área, elaborou a licitação e fiscalizou a obra, com apoio das secretarias municipais de Obras Públicas e Agricultura.

Segundo a nutricionista Paula Fernanda de Oliveira, responsável pelas duas unidades em Araraquara, o novo restaurante popular foi construído e equipado de acordo com a legislação vigente, “visando garantir a segurança alimentar dos consumidores”.

Homenageado

Rubens Tositto nasceu em 17 de novembro de 1929 em Araraquara. Filho de Arlindo Tositto e Maria Conceição Marcelo, teve 5 irmãos, casou-se em 1951 com Anna Marques Tositto (também já falecida), com quem teve 2 filhos - Rubens Tositto Junior e Edélcio Tositto, e 3 netos, Vitor, Valquiria e Rafaela.

Durante 32 anos trabalhou na Estrada de Ferro Araraquara, passou por diversos cargos, até assumir o cargo de chefe de motor de explosão. Também foi professor da Escola Profissional e aposentou-se como supervisor técnico operacional.

Toda sua vida residiu em Araraquara, atuando como voluntário em ações sociais e religiosas, entre outras ações. Rubens Tositto faleceu em Araraquara, em 2 de dezembro de 2013, aos 84 anos.

Fonte: Prefeitura de Araraquara