Text Size

Buscar

Mogi Guaçu recebe Estação Meteorológica Automática

Foi instalada nesta terça-feira, dia 16, a Estação Meteorológica Automática - EMA que a Prefeitura de Mogi Guaçu recebeu do Instituto Agronômico de Campinas através da FUNDAG (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola).

O equipamento dispõe de sensores e sondas acoplados a uma torre de alumínio, que enviam os dados coletados a um programa chamado Datalogger, que processa e disponibiliza informações atualizadas a cada 20 minutos no site www.ciiagro.org.br/ema.

O módulo permite leituras de temperatura do ar em graus Celsius, umidade relativa do ar em porcentagens, precipitação atmosférica em milímetros, velocidade do vento em dois níveis, direção do vento em graus, radiação solar incidente por metro quadrado, fluxo do calor do solo e temperatura do solo em dois níveis.

O sistema foi instalado em uma plataforma de concreto cercada de alambrado, construída pela Secretaria de Obras e Viação em parte da área onde se localiza a sede da Defesa Civil e está sendo construído o Centro Dia do Idoso, no Jardim América, zona Leste.

As informações meteorológicas captadas pela estação servirão para órgãos de fiscalização ambiental, como a CETESB e a SAAMA, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, institutos de pesquisa, agricultores e a estudantes e professores do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro.

O processo para o Município receber a Estação Meteorológica Automática foi elaborado pela Defesa Civil de Mogi Guaçu e a Secretaria de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente.
 
Fonte: Prefeitura de Mogi Guaçu

Prefeituras Parceiras






Greenpeace

Greenpeace

WWF