São José do Rio Preto terá novo Centro de Controle de Zoonoses

O prefeito Valdomiro Lopes assinou nesta segunda-feira (22/6) a ordem de serviço para início da construção do novo Centro de Controle de Zoonoses, serviço sob responsabilidade da Secretaria de Saúde. Na ocasião também foi anunciada a abertura de licitação para a construção de um dos viadutos que integram o projeto de Mobilidade Urbana.

O novo CCZ terá investimento de R$ 999.002,40 sendo R$ 550.437,32 de recurso federal e o restante, contrapartida do município. O prazo de construção é de 240 dias. A empresa que venceu a licitação para a construção do novo prédio do Centro de Controle de Zoonoses é a KM & M Engenharia, Projetos e Construção ME, de São José do Rio Preto.

O novo prédio será construído na avenida Projetada 2, em área dominial, próxima ao loteamento Setsul. O terreno tem 25 mil metros quadrados e o prédio terá 745 metros quadrados de área construída.

O serviço terá sala de espera, recepção, banheiros acessíveis, sala de vacinação, laboratório, sala de cirurgias, salas de necropsia, exames, preparo, além de canis de observação, canis coletivos, gatil, almoxarifado e vestiários para funcionários, copa e depósito.

O Centro de Controle de Zoonoses é responsável pelo controle de raiva animal, coleta de material de cães e gatos suspeitos de raiva, coleta de morcegos caídos, coleta de material de outros mamíferos suspeitos de raiva, controle de Leishmaniose Visceral, coleta e envio de amostras de cães suspeitos, controle de Leptospirose, coleta e envio de amostras de animais suspeitos, recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas, orientações sobre zoonoses em geral, vacinação contra raiva e castração gratuita de cães e gatos.

Participaram da assinatura a secretária da Saúde, Teresinha Aparecida Pachá, os secretários de Planejamento Milton Assis, de Obras, Luiz Calças, além dos vereadores Fábio Marcondes, Alessandra Trigo, Dourival Lemes, Carlão do JC e Celso Peixão, além de representante da organização não governamental protetora de animais, Fauna, Maria Osvalda Prata.

Viaduto Rua João Mesquita

O prefeito anunciou também nesta segunda-feira a abertura de licitação para contratação de empresa para construção do viaduto na rua João Mesquita, uma obra do Plano de Mobilidade Urbana. O edital será publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (23/6). “Será um corredor exclusivo para ônibus, que vai desafogar as ruas centrais. Vamos revolucionar o sistema de transporte coletivo”, destacou Valdomiro.

O novo viaduto vai tirar o tráfego de ônibus das Ruas Pedro Amaral e Prudente de Moraes e passará sobre o complexo de viadutos Jordão Reis interligando os bairros diretamente ao novo terminal Central Parque, que será construído na Praça Cívica. O custo da obra é de R$ 8,4 milhões e o prazo de entrega é 6 meses (180 dias).

“Será bom para os usuários de ônibus, porque as viagens ficarão mais rápidas, e para o trânsito, que vai desafogar nas ruas Pedro Amaral e Prudente de Morais, no cruzamento com a avenida Bady Bassitt”, ressaltou o secretário de Planejamento, Milton Assis.

Fonte: Andrea Inocente e Ellen Lima - Prefeitura de São José do Rio Preto