Text Size

Buscar

Jaú apresenta atrações do Festival de Inverno

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apresentou nesta terça-feira (23/06) a programação completa do Festival de Inverno de Jahu. A divulgação ocorreu em entrevista coletiva na própria secretaria, com a presença do prefeito Rafael Agostini, do secretário Hamilton Chaves, da presidente da Câmara, Cléo Furquim, do vereador Fernando Barbieri e do gerente de Cultura Jeferson Miranda.

A previsão é de ser o melhor festival de todos os tempos por conta das atrações previstas para o período entre 1 de julho e 2 de agosto. Artistas consagrados como Marina Lima, Jane Duboc e Derico, além de músico internacional (Jimmy Red), orquestras, apresentações culturais variadas, workshops, exposições e debates fazem parte da multiplicidade do mix artístico à disposição da população.

O prefeito Rafael Agostini destacou a diversidade do Festival, com atrações para todos os públicos e todos os gostos. Falou da tradição do festival e dos eventos culturais, todos de graça, para a população. “Acreditamos que o Festival de Inverno vem no sentido de engrandecer nossa diversidade cultural e nossa política de descentralização e de diversificação de atendimento a diversos pontos e diferentes estilos.”

O prefeito anunciou a vinda da cantora Marina Lima, que vai se apresentar no dia 4 de julho no Parque do Rio Jaú. A própria Marina valou de sua vinda a Jaú por meio de um vídeo gravado. “Este ano vamos contar com a Marina Lima, uma cantora que tem história na MPB, vamos contar com a Jane Duboc e dezena de outras atrações. Serão 32 dias de Festival. Todos os dias teremos atrações de ponta, de primeira linha e de graça para a população da cidade.”

O secretário Hamilton Chaves falou da diversidade das atrações oficiais do Festival e ainda ressaltou a programação paralela que será oferecida por bares e lanchonetes que aderiram ao Circuito Gastronômico e Cultural. Presidente da Câmara, Cléo Furquim disse que a programação deste ano tem tudo para ser marcante e ser um sucesso de público. O gerente Jeferson Miranda falou sobre o caráter de formação do artista local e os workshops que vão ajudar a capacitar esses artistas de Jaú e região.

Serão 32 dias de festival, três palcos temáticos (Palco Museu, Palco Teatro e Palco Estação), sob coordenação de Secretaria de Cultura e Turismo. Nestes espaços se oferecerão uma rica programação cultural, permitindo ao participante novas possibilidades e o reencontro com as já testadas e aprovadas fórmulas constantemente oferecidas pela nossa gestão.

Os lugares alternativos também também foram mantidos na edição 2015 do FESTIVAL DE INVERNO o que permitirá a manutenção da Caravana Cultural, já comum durante os dias de festival. Atrações no Distrito de Potunduva, no Cinema e praças da cidade se juntarão ao Turismo Patrimonial-Histórico em eventos pontuais.

Workshops


Uma série de workshops está prevista para o Festival de Inverno. A proposta é investir na formação cultural, com cursos na área de música, artes cênicas e artes visuais, além dos tradicionais shows musicais. Na área de música serão minicursos para os instrumentos bateria, guitarra, piano, contrabaixo e saxofone.

Park in Blues


Os dias 11 e 12 de julho serão dedicados ao blues. O Parque do Rio Jaú terá o Park In Blues, que trará para a cidade o André Christovam, um dos maiores nomes da história do blues no Brasil. Considerado o principal artista do blues do Brasil, ele toca no dia 11, logo após a Red Blues Band de Bauru.

No dia seguinte, o bluseiro neozelandês James Marshall (Jimmy Red) traz seu último CD para o Festival de Inverno. Ele faz parte da banda “The Jimmy Red Brand”. Antes, a Banda Fita K7 dá o tom musical no parque.

Artistas de renome nacional

Alguns artistas de renome nacional vão estar no Festival de Inverno de Jahu. A começar pela cantora Marina Lima, uma das grandes intérpretes da música brasileira. Ela faz seu show no dia 4 de julho no Parque do Rio Jaú. Outra cantora de sucesso, Jane Duboc, estará em Jaú para encerrar o Festival de Inverno (2 de agosto) cantando ao lado da Jahu Jazz Band. E temos ainda o saxofonista Derico, que se destacou no Programa do Jô e hoje tem se apresentado em todo o Brasil com enorme sucesso.

Semana Erudita

Historicamente marcada pela existência de boas orquestras e de ser celeiro de bons músicos a cidade de Jaú sempre foi muito receptiva a música erudita. Neste ano serão seis oportunidades de acompanhar concertos que vão desde a apresentação de orquestras e bandas sinfônicas até concertos de artistas jauenses. A programação da Semana de Música Erudita começa no domingo dia 26 de julho e se estenderá até o dia 1 de agosto. Todos eventos estão marcados para as 20h30 com entrada franca.

Apresentam-se no palco do Teatro Municipal: A Banda Musical Municipal de Dois Córregos (26 de julho), Quinteto de Metais: Mais que Quatro (Campinas, 17 de julho), OSCA - Orquestra Sinfônica de Catanduva (28 de julho), Jovens Concertistas Jauenses: João Gustavo Rangel (piano) e Christiane Napoleão (violão) (29 de julho), Orquestra Filarmônica Uniara (30 de julho), Banda Sinfônica de Indaiatuba (31 de julho) e o Grupo de Referência de Cordas Friccionadas de São José do Rio Preto (Projeto Guri - 1 de Agosto).

Espetáculos teatrais

O Festival de Inverno contará com boas opções de espetáculos. A parceria com o governo do Estado e a Secretaria Estadual da Cultura trará para Jaú, através do Programa ProAC ICMS, a apresentação do espetáculo “Tô Índio no Circo”. Inspirada em O Guarani, de José de Alencar, a montagem é encenada pelas companhias Furunfunfum (teatro) e Circo&Cia (Circo). Dia 15 de julho, às 20h30, com entrada franca.

Artistas jauenses se apresentam nos dias 18 e 19 de julho. No dia 18 subirá ao palco o tradicional Grupo Teatral Epifania com o espetáculo adaptado da obra de Ariano Suassuna “O Santo e a Porca”. No dia 19 será a vez de Avner Vitor e Tóta Rozante (Cia de Teatro Exilados) apresentarem o espetáculo de Stand up e comédia “Deu Ruim”.

Circuito Gastronômico e Cultural

Este ano, a participação da iniciativa privada veio para profissionalizar a divulgação do evento. Além disso, grandes marcas e empresas se envolveram patrocinando o evento, os melhores bares, restaurantes e casas noturnas de Jaú criaram também uma rica programação cultural para o período e dicas gourmets de inverno em um Circuito Gastronômico e Cultural. O Circuito veio pra complementar a programação do Festival, criando opções de cultura e sabor dentro dos estabelecimentos participantes.
 
Fonte: Prefeitura de Jaú

Prefeituras Parceiras






Greenpeace

Greenpeace

WWF